Anvisa atende pedido do MP e proíbe venda de produtos Divine Shen

Investigação descobriu que um dos produtos da marca tem em sua composição a sibutramina.Pacientes com histórico de doença cardiovascular podem ter aumentado o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), taquicardia e aumento da pressão arterial quando expostos ao medicamento

Fonte: MP-SP

Comentários: (0)




Atendendo à solicitação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta terça-feira (21) a importação e a comercialização de todos os produtos da marca Divine Shen, usados para emagrecer.  A suspensão da comercialização foi solicitada depois que investigação feita pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal (Barra Funda) descobriu que um dos produtos da marca tem em sua composição a sibutramina, substância de uso controlado.


A presença da sibutraminia foi constatada por laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC-SP). A substância estava no produto da Divine Shen, importado da China e registrado na Anvisa como alimento.


A sibutramina age no sistema nervoso central de forma a reduzir a sensação de fome. Pacientes com histórico de doença cardiovascular podem ter aumentado o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), taquicardia e aumento da pressão arterial quando expostos ao medicamento, sendo estudos apontados pela Anvisa que também proibiu a importação, fabricação, comércio, manipulação e o uso, em todo o território nacional, da substância Caralluma Fimbriata.


Segundo a  Anvisa, não existe no País nenhum produto regularizado que contenha em sua composição a Caralluma Fimbriata, uma vez que a segurança e eficácia da substância ainda não foram comprovadas.


Como resultado da investigação, o Ministério Público solicitou à Anvisa a retirada do produto do mercado e requisitou a instauração de inquérito à Polícia Federal.

Palavras-chave: Medicamento; Divine Shen; Riscos; Saúde; Proibição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/anvisa-atende-pedido-do-mp-e-proibe-venda-de-produtos-divine-shen

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid