ANS pede suspensão de decisão que impediu reajuste de planos de saúde

Fonte: STF

Comentários: (2)




A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ajuizou um pedido de Suspensão de Tutela Antecipada (STA 52) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que suspendeu os reajustes autorizados pela agência às operadoras de planos de saúde Bradesco e Sul América. Os reajustes são da ordem de 25,80% e 26,10%, respectivamente, para os contratos firmados antes de janeiro de 1999, e de 11,69% para os contratos novos.

Segundo a ação, a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) e a Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon) ajuizaram ação civil pública contra a ANS em Pernambuco para a suspensão dos reajustes. A ação foi indeferida em primeira instância, mas o efeito suspensivo foi alcançado no TRF da 5ª Região.

A ANS interpôs, então, agravo regimental, sob a alegação de que os percentuais foram autorizados pela agência em uma decisão tomada ?no exercício de sua legítima atividade de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde?. O TRF negou o agravo e a agência está recorrendo ao Supremo desta decisão.

A agência explica, no pedido, que a partir de termos de compromissos firmados com as operadoras de planos de saúde Bradesco e Sul América, fica impedida a adoção unilateral de percentuais por essas operadoras, que não mais poderão interpretar e determinar a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) à sua maneira.

Sustenta ainda a ANS que a decisão judicial questionada desprestigia a atividade regulatória desempenhada pela agência, ?o que gerou demasiada instabilidade no mercado de saúde suplementar?. A STA foi distribuída ao ministro-presidente, Nelson Jobim.

Processos relacionados:

STA-52

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ans-pede-suspensao-de-decisao-que-impediu-reajuste-de-planos-de-saude

2 Comentários

Fabio da Silva Protetora dos animais30/09/2005 13:42 Responder

Incrivel! A ANS insiste em defender as "pobrezinhas" seguradoras Bradesco e Sul America contra os "tubarões" idosos , aposentados titulares de planos de saude antigos. Como diria um célebre âncora da TV, ISTO É UMA VERGONHA"!!!

Jonas Manasses M. Alves Executivo de Contas30/09/2005 15:15 Responder

Atuo na àrea de saúde a mais de 15 anos, portanto muito antes da criação da ANS e acompanhei de perto as bobagens ali traduzidas como Lei e arrisco um palpite, "Seu objetivo foi o de monopolizar o mercado, deixando ativo apenas as grandes coorporações".

Conheça os produtos da Jurid