ANS avalia suspender venda de plano de saúde de 40 operadoras por causa de queixas

O ANS recebeu mais de quatro mil queixas de usuários por causa do descumprimento do prazo máximo de atendimento por parte das operadoras

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia a suspensão da venda de planos de saúde de 40 operadoras que receberam reclamações de usuários por descumprirem o prazo máximo de atendimento. A informação foi anunciada nesta terça-feira (3) pela agência reguladora.


De 19 de março a 18 de junho, a ANS recebeu 4.682 queixas de usuários por causa do não cumprimento dos prazos pelas operadoras, que variam de três a 21 dias dependendo da especialidade médica.


Segundo a ANS, das 1.016 operadoras de plano de saúde no país, 162 receberam ao menos uma reclamação no período avaliado por desrespeitarem os prazos para a realização de consultas, exames e cirurgias, estabelecidos em uma norma vigente desde dezembro de 2011.


O levantamento trimestral também constatou que do total de operadoras, 105 receberam queixas nos dois balanços feitos em 2012, sendo que no caso de 40 empresas, as reclamações justificam a suspensão de produtos, como a venda dos planos de saúde.


"Quarenta [operadoras médico-hospitalares] se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade", diz nota.


De acordo com a ANS, mais 82 operadoras ficaram acima da média aceitável de reclamações e dos 370 planos odontológicos apenas dois receberam queixas.


Os planos de saúde que descumprem os prazos para atendimento estabelecidos pela agência reguladora podem ter de pagar multa que varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. No caso de reincidência, também podem ser punidos com medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de produtos, ou sofrer uma intervenção.

Palavras-chave: Queixa; Plano de saúde; Descumprimento; Prazo; Consumidor; Suspensão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ans-avalia-suspender-venda-de-plano-de-saude-de-40-operadoras-por-causa-de-queixas

1 Comentários

JUSTINO bombeiro07/07/2012 20:03 Responder

Seu Mauricio, acorda,! em matéria de odontologia, não dá encrenca porque quase não existe dentistas credenciados em planos e quando raramente aparece e para dar assistencia a criancinha, ainda na primeira dentição. E mais essas empresas não temem essa ANS não, pois sabe que não vão ,de verdade, punílas, com a proibição de venda de planos. Se fosse algo sério, elas já deveriam ter sido EXINTAS DE HA MUITO .POIS ESSES ABUSOS CRIMINOSOS JÁ ACONTECE DECADAS. E O PIOR, REPITA-SE A ANS SABE E NÃO TOMA UMA MEDIDA ENÉRGICA.´E O POVO PAGA POR TODO ESSA BRINCADEIRA. DE \\\"FINGE QUE APANHA E EU FINJO QUE TE BATO\\\". HE.HE.HE.HE.

Conheça os produtos da Jurid