Alexandre de Moraes deve ser indicado ao STF e Temer cogita dar Ministério da Justiça ao PMDB

Expectativa é que ministro, que está reunido com o presidente, seja anunciado hoje.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários: (0)




Na semana em que o presidente Michel Temer pretende definir o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), ganhou força como favorito.


A expectativa é que o nome de Moraes seja anunciado ainda nesta segunda (6).


Além dele, outro nome forte era o do presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ives Gandra Filho. A escolha de Temer estava entre ambos.


O presidente passou o final de semana em conversas e encontros para escolher um nome. Na noite de domingo (5), teve uma reunião com o ministro Gilmar Mendes, do STF, no Palácio do Jaburu, para discutir as opções à vaga de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no mês passado. Mendes tem sido peça fundamental na discussão sobre o assunto nos bastidores.


Inicialmente, o presidente tinha resistências em nomear alguém com vínculo partidário e que integrasse um cargo de confiança de seu governo. Ele foi convencido por aliados, no entanto, que Moraes tem o apoio da maioria dos ministros do Supremo e não teria dificuldades em ser aprovado em sabatina da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.


Caso o peemedebista opte por indicar Moraes, o Ministério da Justiça pode ser entregue ao PMDB, que tem se queixado da perda de espaço no governo. O comando da Secretaria de Governo, que antes tinha como titular Geddel Vieira Lima (PMDB), foi entregue ao deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).


Hoje, o partido do presidente tem apenas uma pasta a mais que o PSDB, o que tem sido apontado nos bastidores por parlamentares do partido como uma prova de que o espaço ocupado pela sigla está subdimensionado.


Além de Alexandre de Moraes, o nome do presidente do TST, Ives Gandra Filho, teve um bom desempenho em pente fino realizado pelo setor de inteligência do governo federal entre os nomes cotados ao STF.

Palavras-chave: STF Nomeação Ministro Substituto Teori Zavascki Alexandre de Moraes Indicação Michel Temer

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/alexandre-de-moraes-deve-ser-indicado-ao-stf-e-temer-cogita-dar-ministerio-da-justica-ao-pmdb

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid