Ajuizamento de ações contra o INSS dispensa requerimento prévio

A decisão, segundo o Conselho da Justiça Federal, foi tomada na última sessão da TNU, que reformulou sua orientação jurisprudencial a respeito do assunto.

Fonte: Justiça Federal do Pará

Comentários: (1)




A Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais decidiu que, a partir de agora, não será mais exigido, de qualquer segurado que quiser ajuizar ações previdenciárias no âmbito dos JEFs, o prévio requerimento administrativo encaminhado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão, segundo o Conselho da Justiça Federal, foi tomada na última sessão da TNU, que reformulou sua orientação jurisprudencial a respeito do assunto.

O juiz federal Élio Wanderley de Siqueira Filho, na condição de relator da matéria em julgamento, expõe seu entendimento de que a exigência do prévio requerimento ao INSS contraria o objetivo de amplo acesso ao Poder Judiciário garantido pela Constituição Federal.

?Não vislumbro razoabilidade em postergar a solução de pendência, submetendo a parte a penoso procedimento que poderá, ao final, resultar na negativa de seu pleito, apenas adiando a deliberação judicial acerca do mesmo?, argumentou o relator.

A Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência, por meio de precedentes, julgava necessário que, antes de ajuizar a ação, fosse comprovado pela parte que não havia mais possibilidade de qualquer procedimento no âmbito administrativo. Com a recente decisão, essa exigência não será mais exigida.

O processo julgado na última sessão da Turma referia-se à manutenção de auxílio-doença que teve alta programada pela autarquia previdenciária para determinada data. ?Não reputo plausível exigir que a parte aguarde a fatídica data, para, então, requerer, administrativamente, o restabelecimento do benefício e, após bastante tempo, obter pronunciamento que poderá ensejar a necessidade da propositura de demanda?, explicou o relator.

Palavras-chave: INSS

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ajuizamento-de-acoes-contra-o-inss-dispensa-requerimento-previo

1 Comentários

Orias Borges Leal Advogado25/11/2008 13:42 Responder

Até que enfim, está sendo retirado um estorvo que não deveria ter existido. Conheço casos em que o processo adminstrativo no INSS dura 14 anos ou mais. Por negligência ou má-fé, o INSS até desaparece com processos internamente. Já pensou? Esperar 14 anos ou mais, para depois ingressar em juízo? Isto, sem falar nos atos protelatórios que a autarquia pratica nos processos judiciais para ganhar tempo. É um absurdo.

Conheça os produtos da Jurid