Agenda ESG desempenha papel central na tomada de decisão e será inevitável para o futuro das empresas

Por Rebeca Stefanini Pavlovsky e Henrique de Araújo Gonzaga.

Fonte: Rebeca Stefanini Pavlovsky e Henrique de Araujo Gonzaga

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Cada vez mais os dados ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) estão sendo demandados pelos investidores. Fundos de investimento e o mercado de capitais têm dado mais atenção ao tema que passou a ser um ponto fundamental na tomada de decisões, mas não se trata de algo simples. As definições de ESG e as principais diferenças para o conceito de sustentabilidade, o olhar do mercado financeiro para a sustentabilidade, o papel das empresas na pauta ambiental, práticas de inovação social e a governança como base do ESG, são direções que demandam, estudo, mão de obra capacitada e uma imersão do que demanda este segmento.


“Ao identificar aspectos de ESG, impacto social e ambiental, é possível desenvolver ações para reduzir riscos, gerar lucro e agregar valor ao negócio. Ações práticas e seus respectivos desdobramentos agregam valor a longo prazo para o negócio e seus stakeholders. Mas esse compromisso vai além da obrigação, é preciso consciência”, sustenta Rebeca Stefanini Pavlovsky, advogada associada do Cescon Barrieu Advogados. Segundo a especialista, as práticas de ESG aos propósitos e valores de um empreendimento, já atraem a atenção do mercado com a atração de novos investimentos, valorização na Bolsa de Valores e também com a existência dos títulos verdes e sociais e de fundos de investimentos destinados a suportar projetos com impacto social e ambiental. 


Para o advogado associado do Cescon Barrieu Henrique de Araújo Gonzaga, a adoção de critérios ESG são necessárias e representam profunda mudança nas relações entre empresas, investidores, fornecedores, consumidores, governos e comunidade. “Negar a inter-relação entre as atividades econômicas, as relações sociais e o equilíbrio do meio ambiente é furtar-se do compromisso e da responsabilidade de se garantir um meio ambiente saudável para as futuras gerações, como o fez nossa Constituição Federal e é dever de todos nós”, diz.


Livro explora o tema detalhadamente




O assunto é, inclusive, o tema principal do e-book “Inovação: O Motor do ESG”, lançado pela Fundação Dom Cabral e que conta com a parceria e colaboração do escritório Cescon Barrieu Advogados e discute as principais práticas ligadas ao ESG no meio empresarial. A publicação, que possui 54 artigos de 65 autores, finaliza uma programação que contou com uma série de debates, lives, entrevistas com líderes empresariais e casos de estudo envolvendo práticas sociais, ambientais e de governança no mundo corporativo.


A obra se divide em cinco sessões que debatem as definições de ESG e as principais diferenças para o conceito de sustentabilidade, o olhar do mercado financeiro para a sustentabilidade, o papel das empresas na pauta ambiental, práticas de inovação social e a governança como base do ESG. Além de artigos de especialistas das áreas, todos os capítulos contam com cases de grandes empresas como Movida, Banco BDMG, Suzano, Grupo Fleury, Irani e Vedacit. Ao todo, seis sócios e seis advogados associados do Cescon Barrieu Advogados participam da elaboração de artigos para a construção do livro. Eles também participaram das séries de lives e debates promovidos pela Fundação Dom Cabral.


O objetivo principal é demonstrar como a agenda ESG na rotina é um processo complexo, mas necessário. “O ESG ajuda a proteger e criar valor para as organizações. É preciso estar na essência do negócio, ser algo mais profundo”, afirmou o professor da FDC, Heiko Spitzeck. Os autores discutem como a agenda ESG podem trazer diversas oportunidades a nível de investimentos e de negócios, mas também podem ajudar a mitigar os impactos ambientais de suas atividades, a promover a igualdade social, por meio da promoção à educação e a produzir uma transformação na sociedade com práticas de governança efetivas.


Entre os diversos aspectos abordados, é possível destacar alguns dos principais para a garantia efetiva da implantação de uma agenda ESG:


- Criação de um comitê de sustentabilidade, composto por membros do Conselho de Administração, que busque entender onde se encontra o ESG na empresa atualmente e defina os objetivos da implantação de ações sustentáveis e de ESG, com números que possam ser monitorados e medidos.


- Definição de práticas e metas bem definidas, com os impactos positivos e negativos para a empresa e projetos bem alinhados com a visão da empresa. É preciso saber como investir o tempo e o dinheiro.


- Treinamentos e capacitações que comecem com as principais lideranças que sejam capazes de engajar equipes e difundir os conceitos de ESG e sustentabilidade para toda a empresa.


- Realizar a Due Diligence, processo de análise de documentos e informações disponíveis em uma empresa, para prevenir a violação e irregularidades relativas aos processos ESG, permitindo assim a adoção de ações de maneira estruturada e organizada.


- Políticas de incentivo e critérios de remuneração variável a executivos que promovam e colaborem para a adoção de práticas ESG.


O e-book completo, assim como todas as lives e debates promovidos na série de eventos Inovação: O Motor do ESG podem ser conferidos aqui.


Sobre o Cescon Barrieu - O Cescon Barrieu é um dos principais escritórios de advocacia do Brasil, trabalhando de forma integrada em cinco escritórios no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília) e, também, em Toronto, Canadá. Seus advogados destacam-se pelo comprometimento com a defesa dos interesses de seus clientes e pela atuação em operações altamente sofisticadas e muitas vezes inéditas no mercado. O objetivo do escritório é ser sempre a primeira opção de seus clientes para suas questões jurídicas mais complexas e assuntos mais estratégicos. www.cesconbarrieu.com.br

Palavras-chave: Agenda ESG Papel Central Tomada de Decisão Inevitável Futuro Empresas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/agenda-esg-desempenha-papel-central-na-tomada-de-decisao-e-sera-inevitavel-para-o-futuro-das-empresas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid