Advogados realizam ato contra PL que permite nomeação de integrantes da AGU sem concurso

Proposta permite a nomeação de funcionários não concursados para cargos no órgão. Tais ocupantes dos cargos seriam considerados integrantes da carreira, com todas as prerrogativas - causando a reação negativa por parte dos advogados

Fonte: OAB

Comentários: (1)




A Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF realizará ato público, nesta quinta-feira, 11, em repúdio ao PLC 205/12, que altera a lei orgânica da AGU (LC 73/93). O ato será realizado em frente a sede da AGU, no Setor de Autarquias Sul, a partir das 15 horas. O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, estará presente ao ato.


Dentre os temas centrais, a proposta permite a nomeação de funcionários não concursados para cargos no órgão. Tais ocupantes dos cargos seriam considerados integrantes da carreira, com todas as prerrogativas - causando a reação negativa por parte dos advogados.


De acordo com o presidente da Comissão, Elomar Lobato Bahia, a ação é uma prévia do grande ato público marcado para 12 de agosto. A Comissão defende que a AGU tenha um modelo de Advocacia de Estado. "É um tipo de advocacia que não apenas guarda e preserva a devida independência técnica do advogado público em relação à administração pública, como também fornece os melhores instrumentos, garantias e prerrogativas para salvaguardar a legalidade administrativa, além de impedir as formas de investida marcadas pela precariedade como cargos comissionados, terceirização, contratação temporária", pontou. Segundo Elomar Bahia, essa advocacia possui autonomia administrativa e financeira e, ainda, se encaixa nas chamadas "Funções Essenciais à Justiça", previstas no art. 131 da CF, no contexto da organização do Estado.

Palavras-chave: OAB Ato Contra PL Permissão Nomeação AGU Concurso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogados-realizam-ato-contra-pl-que-permite-nomeacao-de-integrantes-da-agu-sem-concurso

1 Comentários

Giselli Queiroz professora12/07/2013 0:45 Responder

Concordo plenamente! São inúmeros os cargos sem concursos públicos que devem ser revistos ,não só pela AGU,mas também por outros órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judicário.

Conheça os produtos da Jurid