Advogado é o primeiro a ser condenado nos desdobramentos do mensalão

O acusado foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por crime de lavagem de dinheiro

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (1)




O advogado Rogério Lanza Tolentino é o primeiro condenado por envolvimento no chamado mensalão, um esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político denunciado em 2005.


Apontado como sócio da empresa SMP&B Comunicação, do publicitario Marcos Valério, Tolentino foi condenado ontem (1º) pela Justiça Federal a sete anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por crime de lavagem de dinheiro.


A sentença proferida na 4ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG) determinou também a perda dos bens já sequestrados em 2008 e a proibição do exercício de cargo ou função pública por cerca de 15 anos. A denúncia, feita pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais, resultou da apuração do inquérito do mensalão.


O relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, referiu-se a Tolentino como “verdadeiro braço direito de Marcos Valério, acompanhando-o em reuniões com outros acusados, indo à sede de empresas aparentemente envolvidas no suposto esquema de lavagem de dinheiro e inclusive fazendo repasses de dinheiro através de sua empresa, Lanza Tolentino & Associados”.


Conforme a denúncia, Tolentino agiu entre 2002 e 2005 e dizia que os altos valores que movimentava decorriam de sua atividade profissional. Para o juiz da 4ª Vara Federal Alexandre Buck Medrado Sampaio, “a versão do réu sobre a origem se choca e se desmonta com as perícias realizadas”.


A defesa do advogado ainda pode recorrer da decisão no TRF-1 e ao STJ. Na semana passada, o STF negou pedido da defesa de Tolentino para que o Instituto Nacional de Criminalística complementasse informações requeridas pelo ministro Joaquim Barbosa sobre contrato celebrado entre a empresa do réu e o Banco BMG.


Tolentino é também um dos 39 réus da ação penal que corre no Supremo.(Com informações da Agência Brasil).

Palavras-chave: Pagamento Acusado Propina Lavagem de Dinheiro Crime

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogado-e-o-primeiro-a-ser-condenado-nos-desdobramentos-do-mensalao

1 Comentários

Mario Pallazini Aposentado03/09/2010 8:31 Responder

A lei é boa se fizer bom uso dela. Aguardemos.

Conheça os produtos da Jurid