Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa têm direito a voto garantido

Além da conclusão do cadastro, foi informada de que o TRE manterá uma urna eletrônica na sede da CSE

Fonte: TJRS

Comentários: (1)




Nestas eleições municipais, os adolescentes privados de liberdade, internos da Comunidade Socioeducativa (CSE), poderão exercer sua cidadania por meio do voto. A ação é comemorada pela Juíza do 3º Juizado da Infância e da Juventude da Capital, Vera Lúcia Deboni.


Na última terça-feira (26/6), a magistrada buscou informações junto à Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), a respeito do cadastramento eleitoral dos jovens. Além da conclusão do cadastro, foi informada de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manterá uma urna eletrônica na sede da CSE.


O voto, no Brasil, é obrigatório aos maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para adolescentes com mais de 16 e menos de 18 anos. "Considerando que os jovens privados de liberdade não estão impedidos de votar, assegurar-lhes o direto efetivo ao voto significa garantir um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade. Manter o avanço conquistado em favor destes jovens desde a última eleição é dever de todos nós", avalia a Juíza Deboni.

Palavras-chave: Eleições; Voto; Menoridade; Medida socioeducativa; Cidadania

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/adolescentes-em-cumprimento-de-medida-socioeducativa-tem-direito-a-voto-garantido

1 Comentários

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO02/07/2012 18:03 Responder

Uma coisa quero salientar, e direcionar uma sugestão, a todos os pais que tenha filhos na faixa etária de 16 a 18 anos, se o Srs. tem filhos nesta faixa de idade, não os reprimam pra que ele não pratique ATOS INFRACIONÁRIOS, principalmente, se o Srs forem das classes C ou D..., não faça tamanha besteira de impedi-los, nesta carreira, criando barreiras. Visto que estes se forem pegos, em cometendo o ato criminoso, O!!!, Desculpem atos inflacionários, eles vão ter uma vida mil vezes melhor, que a de sua família e logicamente a que esse menor teria, estudado em escolas publica, com uniformes, materiais e passes escolares, mais merenda balanceada, e água gelado, em algumas escolas, ar refrigerados e no mínimo ventiladores, tudo de graça. Só que a casa dos pais ou avós, não deve ser lá estas coisas, às vezes tem que dormir mais de 5 crianças no mesmo quarto ou cama etc. Vejamos a diferença, gritante se eles forem pego, e, a-pre-en-di-dos, não preso é claro: alojamento para no máximo 3 apenados ao regime socioeducativo, nunca pode pronunciar, detento ok, 3 refeições ao dia, cardápio balanceados preparados, por nutricionistas, estes (as) concursados (as), é claro, academia, quadra de esportes, polivalentes, com todas as modalidades de esportes, campo de futebol, piscinas, reforço de aulas variadas, direito as visitas intimas ou seja, encontros sexuais, isto sempre com garotas menor de 16 anos, faixa esta, proibida pra o cidadão comum, pra estes é crime, é cadeia mesmo, psicólogas pensaram qual o custo desse voto, no mínimo mil vezes, o valor do voto do cidadão trabalhador, que pagam impostos, e passa necessidades extrema. Vou parar de enumerar os benefícios, que um reeducando tem, pois esgota este espaço. Só pelo exposto, vc também entende, e concorda comigo, em nunca barrar os extintos de bandido que seu filho menor de 18 anos possa ter, pois com isto poderá esta lhe tirando, uma grande oportunidade, mais ao contrario, o oriente e mostre a ele estas vantagens. Ah!! Uma coisa importante, matar policial é galgar mais vantagens ainda ok. Só mais uma, ser bandido, menor de idade ou maior, no Brasil esta valendo a pena, devido às prerrogativas, e, por ser muito menos ariscado. Só mais uma, o MP e Magistrados estão pedindo seguranças particulares a eles, não sei se vão querer estender aos reeducados também, para protegê-los dos bandidos, maiores ou menores de idade, que eles não querem presos, pois poderá perverter estes bebês, mais a população, que é quem pagam impostos, tem que ficar a mercê dessas quadrilhas, sem nenhuma proteção. O!! Bras il il il il... até quando.

Conheça os produtos da Jurid