A herança maldita do PT

Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga. E-mail: mlucia@sercomtel.com.br

Fonte: Maria Lucia Victor Barbosa

Comentários: (7)




Maria Lucia Victor Barbosa ( * )

A campanha mais sem graça da história tornou-se, nestes dias que antecedem a votação, também a mais tensa. Como naquela sensação que precede uma tempestade, a inquietude tomou conta das pessoas de bem. Nestas a esperança se mescla ao medo, pois têm consciência do que ocorrerá se nas urnas for consagrado novamente o governo cujo partido se pretendeu o único ético, e que ao alcançar o cargo mais alto da República se tornou o mais corrupto de que se tem notícia. Corre-se o risco da consagração da herança maldita do próprio PT e, nesse sentido, façamos um exercício de futurologia para compreender melhor o que aconteceria caso Luiz Inácio fosse reeleito:

Um segundo mandato da "quadrilha" daria aos seus integrantes o domínio total sobre a sociedade. Emergiria com maior clareza a ditadura do PT, porque prevaleceria de forma ainda mais acentuada do que agora, o Poder Executivo.

O Congresso não precisaria ser fechado, conforme a tradição ditatorial, mas continuaria sendo anulado pela compra de parlamentares. Mensaleiros, sanguessugas, e quem sabe outras espécies daninhas à democracia, votariam, conforme costume, sob a batuta de José Dirceu devidamente reabilitado.

A Justiça seguiria submissa à vontade do dono, expressa no Supremo Tribunal Federal, na inibição das ações da Polícia Federal. Aos companheiros tudo continuaria permitido. Aos inimigos, a lei, os processos, as prisões.

Parte da Igreja, prudentemente calada, continuaria a apoiar a inoperância dos programas sociais, o descumprimento das promessas feitas. Afinal, o PT não deixa de ser o filho dileto da Ecclesia e ela sempre o abençoará.

Tasso Genro consumaria a união dos partidos em torno do chefe, o que equivaleria a jogar uma pá de cal na bem comportada oposição Se não existe oposição, tão pouco prevalece a democracia, que continuaria a existir apenas na farsa das "oposições responsáveis", quer dizer, dóceis, amestradas, coniventes com o poder centralizado.

Entidades de classe, que no passado tiveram ação política marcante, continuariam omissas. E a imprensa, comprada ou amordaçada, seria um pálido simulacro do Quarto Poder.

A vitória da ignorância sobre a razão, da indiferença sobre a consciência, mostraria que em vez de cultura cívica nosso país possui uma cultura cínica, pois a maioria dos eleitores chancelaria com seu voto a depravação da política. Tal indiferença com relação a imoralidade pública refletiria o que somos enquanto nação.

Ao que tudo indica, o crescimento econômico continuaria pífio sob o governo daquele que muitas vezes prometeu o espetáculo do crescimento, mas jogou o Brasil na rabeira, inclusive, dos países latino-americanos.

Por fim, haveria o maior engodo da história: o povo votaria no pai Lula e seria governado por Hugo Chávez, o todo-poderoso comandante das esquerdas latino-americanas. Viraríamos de vez uma monumental República das Bananas, com direito a expropriações por parte de Evo Morales e chacotas de Kirchner que parece ver no colega Luiz Inácio uma piada viva. Sem falar na China que vem se divertindo conosco depois que o governo do PT abriu as portas a essa grande "nação amiga".

Se as pessoas de bem que existem no Brasil forem em número insuficiente, prevalecerá mais uma vez nessa eleição a cara de Luiz Inácio, identificada com a cara do povo como ele mesmo disse. Mas o correto seria afirmar que a plebe tem a cara desse presidente, na medida em que o termo plebe traduz o que há de negativo no conceito de povo.

Num segundo mandato a propaganda enganosa continuaria a cumprir seu objetivo de anestesiar qualquer manifestação de clarividência popular e o PT seguiria com seu plano de manutenção do poder, que é no mínimo de trinta anos. Afinal, como abrir mão das delícias da corte, das viagens maravilhosas, do luxo que desfruta o pobre operário, sua mulher, sua família, seus companheiros? Não dá para perder tanto.

Dotado de coração magnânimo, de bondade infinita, o reeleito perdoaria seus companheiros mais íntimos, os quais chamou de "traidores", "imbecis", "insanos" "aloprados", rompantes que não passaram de mais uma pantomima para convencer os otários de que ele nada sabe, nada vê e que não tem nada a ver com seu partido nem com seu governo. Uma vez reunida, a quadrilha jamais seria vencida.

O senhor Luiz Inácio não modificaria seu modo peculiar de governar fazendo churrascos, jogando partidas de futebol na Granja do Torto, viajando no confortável e luxuoso aerolula. E para movimentar mais o cenário político, quem sabe seu partido não pediria o impeachment retroativo de Fernando Henrique.

No próximo domingo as urnas mostrarão se existem brasileiros em número suficiente para evitar a herança maldita do PT. Então, saberemos se temos cara de povo ou de plebe.

29/09/2006


Notas:

* Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga. E-mail: mlucia@sercomtel.com.br [ Voltar ]

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/a-heranca-maldita-do-pt

7 Comentários

kele campos estudante02/10/2006 23:49 Responder

A senhora ja notou, Dra. MarIa Alice, como eles estao, sorrateiramente, voltando? Grande parte dos mensaleiros, ao inves de estar atras das grades, viraram novamente deputados e o ze barbudo nao sabe nada.

Essio de Moraes aposentado03/10/2006 11:59 Responder

Como já se expressou dias atrás a Socióloga de esquerda Marilena Chaui, o único pecado do LULA, foi não ter efetuado uma DEVASSA no governo FHC, agora, após, as inúmeras composições para ter governabilidade, infelismente o PT foi absorvida pelas correntes políticas oligarquicas e que já existiam desde tempos remotos, pois, a corrupção já vinha bem de antes, não é de hoje, por exemplo, fala-se tanto no tal dossiê, porém, até hoje não se sabe qual o conteúdo do mesmo, e não é só isso, a cara socióloga esquece-se das vergonhoasas PRIVATIZAÇÕES no governo anterior, ou seja, FHC.

adhersont@pop.com.br Servidor público federal e acadêmico de direito.03/10/2006 12:23 Responder

Feliz comentário Dra. Maria Lúcia! A persistência é a alma do negócio. É preciso combater o mau que se instalou em nossa república. Somente um povo consciente e convicto da sua postura-moral como cidadão de bem, poderia mudar esse quadro, neste 2° turno. Votar contra a corrupção faz parte da democracia. Na eleição passada, além de me propor a votar no Lula, fui pessoalmente a minha cidade de origem pedir que minha família votasse nele; como de fato aconteceu. No entanto, em seus quatro anos de governo, fomos surpreendidos pelo presidente Lula e seus comparsas do PT num verdadeiro mar de corrupção. Pior de tudo, sempre negou os fatos, ocultando as provas através da máquina pública. Nunca conseguiu esclarecer perante a opinião pública as mazelas ocorridas em seu governo; sempre mentindo e protegendo seus assessores envolvidos nos escândalos. Como brasileiro, como cidadão, não quero ser cúmplice das sujeiras deste governo. “Acorda Brasil! Vote consciente, vote certo”.

FPIRES outro03/10/2006 13:55 Responder

TUDO É FARINHA DO MESMO SACO!!! SACOU? É O MELECA CRITICANDO O REMELA - QUALQUER UM DOS DOIS QUE SE ELEGEREM, OS CIDADÕES BRASILEIROS NÃO ESPEREM DELE: MAIS EMPREGOS, MAIS EDUCAÇÃO, MAIS SAÚDE, MAIS INFRA-ESTRUTURA, MAIS CRESCIMENTO ECONOMICO E OUTRAS BENESES MAIS QUE PODERÁ DAR MAIS DIGNIDADE AOS BRASILEIROS!!!! E É MELHOR SE PREVENIR PARA MAIS QUATRO ANOS DE MAIS CORRUPÇÃO, DE CONCENTRAÇÃO DE RENDA, DE DESEMPREGO, DE IMPOSTOS ALTOS, DE MAUS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS. DE JUROS ALTOS, DE FALTA DE SEGURANÇA, DE MAIS MISÉRIA... ETC ETC. E COMO JÁ FOI COMBINADO EM 2002, QUE NESSA ELEIÇÃO 2006, A PRESIDENCIA SERIA DO PSDB.. E VAI SER, PODEM ESCREVEREM!!!!

Julio Verne Sociólogo e Jornalista03/10/2006 14:40 Responder

E a herança maldita do PFL, do PMDB, do PSDB, do PP antigo PDS, foram esquecidas ?? Como disse o colega abaixo é tudo farinha do memso saco e não esperem nada do Sr. Alckimin nem do Sr. LULA ainda mais com um congresso como este com MALUF, COLLOR, CLODOVIL, DORNELLES, etc e tal é rir para não chorar. Quanto a autora do artigo sempre preconceituosa e mentirosa defendendo seu amigo do peito FHC, pelo menos assuma isto quando escrever de novo.

Lilian x03/10/2006 15:07 Responder

Ninguém está dizendo que no governo FHC era tudo um mar de rosas, que não havia corrupção. Só que os sucessivos escândalos que ocorreram no governo Lula, e a falta de caráter e vergonha na cara do atual presidente são o que podia ocorrer de pior. Pior do que a corrupção é escutar do representante Supremo do País, eleito pelo povo esperançoso, que ele não sabia de nada e nada viu. Eu, como cidadã, nas eleições passadas votei em Serra pois nunca acreditei nas promessas de "Brasil novo" que o Lula propunha, mais estava disposta a voltar atrás se me fosse provado o contrário. Contudo, isso não foi o que aconteceu. Então, a única conclusão a que chego é que, para mim, o Lula não passa de um Sindicalista ignorante e esse é o lugar de onde ele nunca deveria ter saído.

Nuncia estudante de direito14/10/2006 15:41 Responder

O PSDB paga esses artigos que a sociologa escreve ?(aliás nunca vi tanta bobagem). Aliás, deve pagar, e bem, já que me parece, que a Sra. Sociologa, sempre está motivada a falar mal do PT e do Lula. Considerações pessoais, à parte, já que defendo um Brasil, sem preconceito (como estes expressados pela sociologa), um Brasil de todos. Alíás o PSDB anda raivoso, como estes artigos que esta Senhora tem escrito. Pena, e lamentavel, é se utilizar de um mecânismo tal eficiente, como é o caso desse informativo, PARA FALAR TANTA BESTEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!! VILA O PARTIDO DOS TRABALHADORES!! VILA O LULA - LÁ DE NOVO COM A FORÇA DO POVO!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid