A Auditoria da 4ª CJM, em Juiz de Fora (MG), comemorou, nesta quinta-feira (27), os seus 90 anos de criação.

A data será lembrada em solenidade com a presença do Presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, ministros da Corte, juízes-auditores, comandantes das Forças Armadas e personalidades da política local.

Fonte: STM

Comentários: (1)




A data será lembrada em solenidade com a presença do Presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, ministros da Corte, juízes-auditores, comandantes das Forças Armadas e personalidades da política local. A Auditoria de Juiz de Fora é sede da 4ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), que faz parte da Primeira Instância da Justiça Militar da União e tem como área de jurisdição o estado de Minas Gerais. Foi criada pelo Decreto nº 14.450, de 1920, inicialmente como 7ª CJM e, em 1926, ganhou a atual designação.

A juíza-auditora da 4ª CJM, Eli Ribeiro de Britto, lembra que a cidade foi escolhida

para ter um juízo militar por ser a antiga sede da 4ª Região Militar do Exército, que hoje é Belo Horizonte. ?Somos uma circunscrição histórica, que julgou muitos casos emblemáticos?, afirma Eli Ribeiro, que tomou posse no cargo em 1998 e é a primeira mulher a assumir a titularidade da Circunscrição.

O prédio da Auditoria é um casarão com cerca de 120 anos, localizado na Rua Mariano Procópio. ?O atual edifício foi inaugurado em 1999, após uma ampla reforma, pois lá funcionava um quartel?, lembra a juíza.

Entre os projetos de sucesso, apontados pela juíza, destaca-se o Manual do Soldado, uma cartilha com esclarecimentos sobre os principais crimes militares. ?Há mais de dez anos, estamos desenvolvendo um trabalho preventivo junto às Forças Armadas, com palestras para soldados, cabos, sargentos e oficiais?, explica Eli Ribeiro. São feitas palestras anuais ou bianuais sobre os crimes mais recorrentes como trotes, abuso de autoridade e uso de drogas. ?É uma forma também de divulgação do trabalho da Justiça Militar, que em nossa região é bem conhecida?, afirma a juíza.

Palavras-chave: auditoria

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/a-auditoria-da-4a-cjm-em-juiz-de-fora-mg-comemorou-nesta-quinta-feira-27-os-seus-90-anos-de-criacao

1 Comentários

José Roberto de Oliveira Rosa militar31/05/2010 10:32 Responder

É SEMPRE BOM COMEMORAÇÃO...PORÉM ALÉM DAS COMEMORAÇÕES NAS INTITUIÇÕES, CREIO QUE SERIA SALUTAR À TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES REVISSEM SEUS ESTATUTOS, A EXEMPLO DA JUSTIÇA MILITAR NO QUE SE REFERE A APLICAÇÃO DO ATUAL COD. PENAL MILITAR, POIS FOI INSTITUÍDO HÁ VÁRIAS DÉCADAS E AINDA CONTINUA EM VIGOR. PERCEBE-SE QUE TODAS AS LEIS MUDAM, SE ADEQUAM A REALIDADE SOCIAL, E A LEI CASTRENSE, NÃO! E, OUTRA SITUAÇÃO QUE JÁ PASSOU DA HORA DE SER REVISTA, É A APLICAÇÃO DO CPM AOS MEMBROS DA PM E DO CORPO DE BOMBEIROS ESTADUAIS, ESTES DEVERIAM SEREM REGIDOS POR OUTRO CÓDIGO, E NÃO O CÓDIGO DE GUERRA, ATUAL CÓD. PENAL MILITAR. DEVERIA SE CRIAR O COD. PENAL MILITAR PARA OS MILITARES URBANOS, E NÃO COMO OCORRE ATUALMENTE. COM CERTEZA, TODOS GANHARIAM COM ISSO. E, TAMBÉM, NÃO VEJO NECESSIDADE NA EXISTÊNCIA DE AUDITORIAS MILITARES ESTADUAIS, POIS, NA VERDADE, A JUSTIÇA COMUM TEM CONDIÇÕES E COMPETÊNCIA PARA SUPRIR ESTA DEMANDA. DAÍ, LIBERARIA MAIS MILITARES PARA COMBATER O CRIME NAS RUAS, QUE É A MISSÃO PRICÍPUA DAS PMS NO BRASIL. PORQUE SERÁ QUE AINDA NÃO VIRAM ESTA SITUAÇÃO. BASTA A UNIÃO QUERER, E NADA MAIS.

Conheça os produtos da Jurid