8 dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

O mundo do direito está descobrindo a internet para ganhar audiências. A consultora e especialista em marketing digital jurídico Aline Bak indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Fonte: Aline Bak

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Recentemente, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou novas regras para os escritórios da área jurídica utilizarem as redes sociais. Isso aconteceu principalmente após a pandemia e a fase de isolamento, quando ficou evidente que a internet se tornou um dos principais meios para a divulgação de serviços e para a publicidade.


“O mais importante é que o mundo jurídico agora pode ter uma visibilidade maior nas mídias sociais. E é preciso estar mesmo presente nestes canais, afinal, apenas no Instagram, hoje, são mais de um bilhão de usuários”, indica a especialista em marketing digital Aline Bak.


Aline Bak ressalta, ainda, que o marketing jurídico é muito voltado para a autoridade, sendo que o relacionamento é essencial para os advogados.


Além disso, a consultora explica que, com a nova regulamentação, é possível que estes profissionais tenham seus perfis nas redes sociais e produzam conteúdos informativos. “Vale a pena propor uma conversa com os seguidores, mas respeitando-se os limites das regras da OAB, claro”.


Outro ponto que Aline Bak enfatiza é o fato de agora a instituição liberar anúncios e impulsionamentos. “A condição é que as postagens sejam em forma de conteúdo, e não com foco em vendas”, diz a especialista. 


Aline Bak destaca 8 estratégias para advogados que buscam ganhar autoridade e se tornar referência nas suas redes sociais. Confira a seguir:


1. Saiba o que postar em cada rede social. O ponto inicial é sempre seguir a regulamentação da OAB. A partir daí as estratégias devem ser a base do marketing jurídico. “É essencial escolher as melhores redes sociais e saber o que postar em cada uma”, diz Aline. “Enquanto o Instagram deve ser explorado para a produção de conteúdos informativos e de valor, o LinkedIn pode ser utilizado para a publicação de artigos e para o fortalecimento de imagem no geral”, conclui a especialista.


2. Defina um nicho. Para o profissional de Direito se tornar um criador de conteúdo, é fundamental que se estabeleça um nicho de atuação específico nas mídias sociais. “Ao escolher uma vertente dentro do meio jurídico, isso traz especialização, o que garante um conteúdo personalizado, com credibilidade e que não é definido de maneira genérica “, avalia Aline. “Quanto mais e focado, mais presença e confiança o profissional passará para as pessoas que acompanham o seu perfil”, diz.


3. Planeje seus posts e crie uma agenda de postagens. É necessário construir um plano de comunicação para as redes sociais, definindo a periodicidade das postagens e a linguagem que vai utilizar com os seguidores. “Daí em diante, o próximo passo é o planejamento de posts e conteúdo”, diz Aline. “Quando se faz essa lição de casa, o perfil fica mais coeso e organizado, e, como consequência, as postagens vão fluir melhor, o que vai também engajar mais o público”, diz.


4. Selecione bem seu público alvo. “Ao focar bem no potencial cliente, o profissional consegue segmentar seu conteúdo e, consequentemente, construir postagens direcionadas e que vão dar maior destaque para sua conta”, orienta Aline.


5. Capriche na escolha de conteúdo. Aline Bak destaca que o estudo da área como um todo, e principalmente, do nicho escolhido, é essencial para a construção de um perfil de sucesso. “Com a globalização, as informações correm muito rápido, por isso os conteúdos devem estar sempre atualizados e repercutindo o que acontece na área; isso vai garantir muito mais reputação”, afirma a especialista.


6. Tenha constância nas publicações. Uma das questões importantes nas mídias sociais é ter frequência nas postagens, e isso vale também para os advogados. Por isso, a especialista reforça que um bom planejamento deve levar em consideração a assiduidade. “Produzir conteúdo de modo sistemático é uma regra de ouro para se ter um perfil forte”, explica a especialista. “O Instagram, por exemplo, possui um algoritmo que direciona para as publicações mais recentes e, também, com mais curtidas, comentários e visualizações, assim que foram publicados. Por isso, a constância é fundamental para se ter sucesso nas mídias sociais”. 


7. Varie nos formatos. “É interessante alternar a forma da entrega de conteúdo para que o perfil tenha o papel de uma revista eletrônica; ou seja, precisa haver dinamismo”, explica. “Eu recomendo conteúdos que mostrem bastidores, respondam a dúvidas do público-alvo, e, ainda, forneçam dicas de utilidade pública. Esse tipo de abordagem, sempre respeitando a regulamentação da OAB, claro, costuma funcionar muito bem nas mídias sociais dos escritórios de advocacia”, afirma Aline. 


8. Fazer bem feito é fundamental. “Se for para escolher, recomendo que o advogado tenha uma mídia social que consiga nutrir periodicamente. Não adianta ter vários canais e não ter frequência nas postagens”, alerta Aline.


Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/

Palavras-chave: 8 Dicas Advogados Utilização Redes Sociais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/8-dicas-para-advogados-usarem-melhor-suas-redes-sociais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid