2ª Turma nega HC de Roger Abdelmassih

Ele foi condenado a 278 anos de prisão pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor cometidos contra ex-pacientes e uma ex-funcionária de sua clínica de fertilização

Fonte: STF

Comentários: (2)




A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu na sessão de hoje (15) o julgamento do Habeas Corpus (HC 102098) impetrado pela defesa de Roger Abdelmassih e, por três votos a dois, cassou a liminar que lhe permitia responder ao processo em liberdade. Este HC é anterior à sentença, de novembro de 2010, que condenou Abdelmassih a 278 anos de prisão pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor de mulheres cometidos contra ex-pacientes e uma ex-funcionária de sua clínica de fertilização entre os anos de 1995 e 2008.


A análise do HC foi retomada com o voto-vista do ministro Joaquim Barbosa, que acompanhou a relatora, ministra Ellen Gracie, quanto ao mérito, tendo divergido apenas na questão do conhecimento. Da mesma forma votou o ministro Ayres Britto. Na sessão do último dia 30 de novembro, quando proferiu seu voto, a relatora manifestou-se pelo arquivamento do HC por considerá-lo mera reiteração, ressalvando que, caso a Turma entendesse de outra forma, seu voto era pelo indeferimento do pedido. O HC, foi conhecido e desprovido e a decisão suspende os efeitos da liminar concedida a Abdelmassih em 23 de dezembro de 2009 pelo então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.


Na sessão de hoje, o ministro Gilmar Mendes, que preside a Turma, manteve seu posicionamento, ao acompanhar a divergência aberta pelo ministro Celso de Mello. Em longo voto em que repudiou enfaticamente todas as formas de violência contra as mulheres, traçou um histórico a respeito da conquistas femininas ao logo dos últimos séculos, Celso de Mello reconheceu a gravidade dos crimes atribuídos ao médico geneticista, mas afirmou que a prisão preventiva não pode ser uma forma de antecipação de pena.


Tanto Celso de Mello quanto Gilmar Mendes entendem que os delitos tiveram relação direta com o desempenho da atividade profissional de Abdelmassih em sua clínica de fertilização. Por esse motivo, a suspensão do seu registro profissional pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SP) em 18 de agosto de 2009, portanto, após a decretação de sua prisão preventiva, inibiria a possibilidade de Abdelmassih voltar a delinquir.


Essa circunstância foi desconsiderada pela ministra Ellen Gracie. “Todo o raciocínio central do meu voto baseia-se no fato de que o paciente, ao que consta, seria um delinquente sexual que por acaso é médico. Não é necessário que seja médico para que o mesmo tipo de delito seja praticado; apenas era facilitado em razão das circunstâncias em que ele atuava e pelo estado de fragilidade em que se encontravam as suas eventuais vítimas. E ficou bem claro, isso é reconhecido tanto no STJ quanto pelos colegas, que nem todas as vítimas eram pacientes”, afirmou a relatora.

Palavras-chave: Roger Abdelmassih; Estupro; Atentado; Clínica; Condenação; Habeas Corpus

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/2a-turma-nega-hc-de-roger-abdelmassih

2 Comentários

Silva Aposentado17/02/2011 14:15 Responder

Ah! Como eu gostaria que o dr. Abdelmassih me desse a receitinha de como ele, com aquela idade, pode ter tão voraz apetite sexual...Viagra sei que não é.

ALICE PROMOTORA FEDERAL17/02/2011 15:03 Responder

SR. SILVA, O SENHOR QUE É APOSENTADO, NÃO TEM VERGONHA DE FAZER UM COMENTÁRIO TÃO ABSURDO COMO ESTE???TEM FILHAS???NORAS???ESPOSA???CUIDADO COM O QUE DIZ, POR FAVOR.PODE PEGAR MUITO MAL...

Conheça os produtos da Jurid