2ª Turma do STF nega recurso de um dos acusados da Chacina de Unaí

Fiscais e motorista foram vítimas de uma emboscada durante uma fiscalização de condições de trabalho e moradia em propriedades rurais

Fonte: STF

Comentários: (0)




A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a baixa imediata de processo penal contra acusados do crime que ficou conhecido como Chacina de Unaí. A decisão busca evitar que o julgamento do caso pelo júri popular seja postergado.


O crime ocorreu em 28 de janeiro de 2004, na zona rural de Unaí, no noroeste mineiro. Nele, auditores fiscais da Delegacia Regional do Trabalho em Minas e um motorista foram vítimas de emboscada durante fiscalização de condições de trabalho e moradia em propriedades rurais.


A decisão de hoje seguiu voto do ministro Ricardo Lewandowski, relator do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE 643609) interposto por Hugo Alves Pimenta, um dos acusados. Os ministros determinaram a baixa do processo, independentemente de publicação do acórdão (decisão colegiada).


No recurso, a defesa de Hugo Alves questionou qualificadoras da sentença de pronúncia, em que o juiz admite a acusação feita contra o réu e encaminha o acusado para julgamento pelo Tribunal do Júri.


Esse ARE teve seguimento negado pelo ministro Ricardo Lewandowski no dia 2 de agosto de 2011. Na decisão, ele aponta diversos motivos para o arquivamento do pedido, todos fundamentados em jurisprudência pacífica da Corte.


A defesa recorreu desse entendimento para levar o processo para análise da Turma. No dia 29 de novembro do ano passado, os ministros mantiveram o entendimento do relator. Não satisfeita, a defesa lançou mão de mais um recurso, chamado embargos de declaração, para evitar o trânsito em julgado da decisão.


Hoje o ministro Ricardo Lewandowski rejeitou os embargos ao afirmar que eles têm “caráter meramente protelatório” e, em seguida, determinou a baixa imediata dos autos, independentemente da publicação do acórdão. “Aqui se trata de uma questão muito conhecida, uma chacina de fiscais do trabalho, e pretende-se postergar, de forma indeterminada, o julgamento”, explicou.

Palavras-chave: Fiscalização; Homicídio; Acusação; Emboscada; Arquivamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/2a-turma-do-stf-nega-recurso-de-um-dos-acusados-da-chacina-de-unai

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid