Fonte: Carlos Eduardo de Paiva Cardoso
Postado em 20 de Agosto de 2009 - 01:00 - Lida 1075 vezes
Transformações e Perfil Atual das Viagens de Auto no Centro Expandido da Cidade de São Paulo
Carlos Eduardo de Paiva Cardoso. Engenheiro Eletrônico e Mestre em Transportes pela Escola Politécnica, USP/SP - Doutor em Serviço Social pela PUC/SP Analista de Sistema e de Planejamento de Tráfego e Transporte - CET/SP Membro do Conselho Editorial - Revista da ANTP. E-mail: paivacardoso@yahoo.com.br.
Em 2007, 55% das viagens realizadas no centro expandido pertenciam às classes C, D e E (renda mensal familiar inferior a mil reais). O pedágio urbano nesta região - sem efetivas compensações a estas populações, como redução do preço do transporte coletivo e sua significativa melhora, penaliza ainda mais aqueles que menos têm. INTRODUÇÃO A região do centro expandido da cidade de São Paulo, limitada pelo minianel viário (formado pelas Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida ...