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Fonte: Luiz Otavio de Oliveira Amaral

Agências regulatórias, consumidor e cultura ético-jurídica.

Luiz Otavio de Oliveira Amaral é advogado militante há mais de 25 anos e professor de Direito há mais 23 anos. Já lecionou na UnB e UDF. Ex-Diretor de Faculdade de Direito em Brasília. Atualmente leciona na Universidade Católica de Brasília-UCB. Foi assessor de Ministros da Justiça; do Min.da Desburocratizarão/P. Rep. Secret. Nacional de Dir. Consumidor. Autor de "Relações de Consumo" (04 v.); "O Cidadão e Consumidor" (co-autor); "Comentários ao Código Defesa do Consumidor, coord. Prof. Cretela Júnior (Ed.Forense) e "Legislação do Advogado", MJ, 1985. Autor de "Lutando pelo Direito" (Consulex, 2002); e de "Direito e Segurança Pública - juridicidade operacional da Polícia" (Consulex 2002, no prelo) e ainda de "Teoria Geral do Direito" (Forense, no prelo). (lamaral@conectanet.com.br)

* Luiz Otávio O Amaral( * ) Queremos aqui analisar rapidamente a atuação das agências regulatórias em nosso ambiente, sobretudo à luz do Direito do consumidor e da moralidade administrativa, tudo a partir do caso-lider da "tarifa telefônica" que é bem emblemático. Em Direito e na melhor técnica jurídica temos dois verbos distintos que teimam em provocar confusões e impropriedades técnicas: regular e regulamentar. Regular (do Latim regulare, relativo às regras, norma) é estabelecer o regime ...

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