Simpósio em Curitiba discute os desafios das cidades contemporâneas

Evento sobre direitos da população e dos animais, cidadania, qualidade de vida e acessibilidade vai reunir especialistas no dia 31/05, das 8h às 22h30, no UniCuritiba.

Fonte: Enviado por Marlise Groth Mem

Comentários: (0)




Curitiba é a melhor cidade brasileira para quem deseja empreender, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, e foi eleita a melhor capital do país para se viver, de acordo com um ranking nacional desenvolvido com base em indicadores como saúde, educação, segurança, emprego e renda.


Mas, afinal, quais estratégias levam ao desenvolvimento sustentável das cidades? Quais desafios precisam ser vencidos para garantir direitos e melhores condições de vida para todos os moradores? Para discutir esses e outros aspectos, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores instituições de ensino superior do país – realiza no dia 31 de maio o 5º Simpósio sobre Direito das Cidades.


O evento tem o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e do Diretório Acadêmico Clotário Portugal. As palestras ocorrerão das 8h às 22h30, no Auditório do Campus Milton Vianna (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças), com entrada franca para todos os interessados. Para participar, basta fazer a inscrição em https://www.sympla.com.br/evento/v-simposio-de-direito-das-cidades-desafios-das-cidades-contemporaneas/1558265.


O coordenador do curso de Direito do UniCuritiba, professor Dennys Girardi, diz que é fundamental debater questões como cidadania, sustentabilidade e qualidade de vida. “Há algum tempo, as cidades eram atrativas se oferecessem boas oportunidades de emprego. Hoje, as pessoas querem muito mais do que isso”, comenta.


Com foco no tema “Os desafios das cidades contemporâneas”, especialistas, professores, estudantes e comunidade poderão discutir questões como acessibilidade e mobilidade urbana, conflitos e dilemas urbanos, direitos das pessoas e dos animais, cidadania e smartcities.


A presidente da Comissão de Direito às Cidades da OAB/PR, professora do UniCuritiba e coordenadora científica do evento, Regina Maria Bueno Bacellar, explica que o objetivo é fomentar a reflexão sobre os diferentes aspectos de uma cidade. “Vamos promover a discussão sobre o direito das cidades e sua interface com outras áreas, além de abordar as necessidades dos municípios, a importância do exercício da cidadania e as formas de tornar as cidades mais sustentáveis e dignas a todos os habitantes”, diz.


Programação


8h – Abertura com o professor Dennys Girardi, coordenador do curso de Direito do UniCuritiba.


8h20 – 1º painel: O direito à circulação, acessibilidade e mobilidade urbana.


Presidente da mesa: Regina Maria Bueno Bacellar – advogada consultora nas áreas ambiental, urbanística e de energia, mestre em Direito pela PUC/SP, professora do UniCuritiba e presidente da Comissão de Direito às Cidades da OAB/PR.


Palestrantes:


·         Flavia Iankoswski Claro Pereira - mestre em Planejamento Urbano pela UFPR, arquiteta e urbanista, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba.


·         Jorge Brand – mestre em Filosofia, professor de yoga, cicloativista e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná.


·         Nathalia Lima Barreto - mestre e doutora pela UFPR, advogada consultora nas áreas de Direito Ambiental e Urbanístico, vice-presidente da Comissão de Direito à Cidade da OAB/PR.


Intervalo: Apresentação ICITIES KIDS CURITIBA


10h20 - Cidades Lado B: Conflitos urbanos (arquitetura hostil, gênero e raça, territorialidade e terceira idade)


Presidente de Mesa: Debora Luiza Schumacher Furlan - arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Urbano pela UFPR, especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana, professora e coordenadora da área de Arquitetura, Design e Comunicação do UniCuritiba.


Palestrantes:


·         Dennys Robson Girardi - mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, coordenador da área de Ciências Jurídicas do UniCuritiba, pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciência Raimundo Lúcio.


·         Daniele Regina Pontes - doutora pela UFPR, professora da UFPR, coordenadora da linha de pesquisa em Direito, Terra e Cidade – DICIT da UFPR e membro da Comissão de Direito à Cidade da OAB/PR.


·         Karen Ferreira - mestre em Planejamento Urbano pela UFPR, arquiteta e urbanista, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba, membro consultor da Comissão de Direito à Cidade da OAB/PR.


19 horas: Estratégias de Place Branding (Citymarketing) e Dilemas Urbanos – Legitimidade, Eficiência e Participação Social nas Smartcities


Presidente de mesa: Eduarda Pelentier - presidente do Diretório Acadêmico Clotário Portugal


Palestrantes:


·         Sergio Czajkowski Jr – graduado em Direito pela UFPR e em Comunicação Social/Publicidade pelo UniCuritiba, mestre em Gestão Urbana pela PUC/PR, doutorando em Administração pela Universidade Positivo e professor do UniCuritiba.


·         Cintia Estefânia Fernandes- doutora em Gestão Urbana pela PUC/PR, mestre em Direito Tributário pela UFPR, Procuradora do Município de Curitiba, diretora da área de Direito Público da ESA - Escola Superior da Advocacia da OAB/PR.


·         Priscila Caneparo – advogada, mestre e doutora pela PUC/SP, professora dos cursos de Direito e Relações Internacionais do UniCuritiba.


Intervalo: Apresentação ICITIES KIDS CURITIBA


21 horas - O direito dos animais e o controle de zoonoses nas cidades


Presidente da mesa: Lucimar de Paula – advogada, mestre em Direito Econômico e Social, professora do UniCuritiba e integrante das Comissões da OAB/PR de Proteção e Direito Animal, Pacto Global e da Mulher.


Palestrantes:


·         Fernanda Cristina Kandalski Bortolotto - médica veterinária, mestre em Ciência Animal pela PUC/PR, doutoranda pela PUC/PR, professora no curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba.


·         Vicente de Paula Ataíde Jr. - doutor e mestre em Direito Civil e Processo Civil pela UFPR, pós-doutor em Direito Animal pela UFBA, Juiz Federal da 4ª Região, professor da UFPR.


·         Claudio de Fraga - advogado, mestre pelo UniCuritiba, professor da disciplina de Direito dos Animais do UniCuritiba.


SERVIÇO


·         O quê: 5º Simpósio sobre Direito das Cidades – Os desafios das cidades contemporâneas


·         Quando: 31 de maio, das 8h às 22h30


·         Onde: UniCuritiba - Auditório do Campus Milton Vianna – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças


·         Quanto: entrada franca


·         Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/v-simposio-de-direito-das-cidades-desafios-das-cidades-contemporaneas/1558265.


Sobre o UniCuritiba - Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Palavras-chave: Simpósio Curitiba Discussão Desafios das Cidades Contemporâneas

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/simposio-em-curitiba-discute-os-desafios-das-cidades-contemporaneas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid