Mais inteligência para o campo e menos força braçal muda o rumo do agronegócio

Cada vez mais moderno, o setor agrário do Brasil conta com tecnologia cada vez mais avançada e startups que estão revolucionando o campo. Confira no mais recente episódio da AgrishowLabs.

Fonte: Enviado por Marina Diana

Comentários: (0)




Cada vez mais moderno, o setor agrário do Brasil conta com tecnologia cada vez mais avançada e startups que estão revolucionando o campo. Confira no mais recente episódio da AgrishowLabs.


Às vésperas da feira Agrishow, os episódios da Agrishow Labs continuam fomentando o bate papo sobre o setor do agronegócio no País. E o 10º episódio traz uma conversa sobre conectividade com startups que estão revolucionando o campo. O projeto é uma parceria da Agrishow com a Core Inovação.


Inovações como nanosatélites, internet das coisas e irrigação inteligente, entre outras tecnologias estão impactando o dia a dia da agricultura.


“A minha sensação é de missão sendo cumprida. Meus dois grandes propósitos estão no caminho que é solucionar problemas da Terra utilizando sistemas espaciais e resolver grandes problemas de grandes proporções na agricultura, como quebra de safra ou grandes incêndios, por exemplo”, disse Aila Raquel, CEO da Alya Nanosatelitte Constellation, uma empresa aeroespacial pioneira no Brasil – e a primeira a ser comandada por uma mulher.


Alexandre Carbone, gerente de Projetos e Negócios da PrimeField Tecnologia, disse que o maior desafio é otimizar custos de investimentos para viabilizar implantação desses sistemas. “Precisamos fazer esses valores caberem dentro do bolso do produtor rural, sendo ele médio ou multinacional”, salientou.


Já Raphael Pizzi, um dos sócios da Agrosmart, empresa que monitora plantações para auxiliar o agricultor em uma melhor tomada de decisão ao integrar a área de tecnologia à agricultura, disse que o agro era carente de dados localizados e que a falta de conectividade era uma das grandes causas do problema. “A gente precisa de dados em tempo real, de sensores e com esses dados gerar os algoritmos necessários para melhorar a vida no campo. Mas foi inevitável ver que chegávamos nas fazendas e não havia conectividade. Os primeiros anos foram difíceis para gerar o que faltava a esses clientes”, lembrou.


Segundo ele, tiveram de adaptar soluções para atender os clientes e nem sempre dava certo porque haviam desafios grandes de conectividade, mas chegaram a soluções mais robustas e diversas com o tempo, como uma fazenda com 30 satélites, por exemplo. “Falta ainda player de infraestrutura, mas o cenário tem melhorado”, disse.


Programação


Ao todo, a Agrishow Labs tem onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios vão até 19 de abril e são lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do YouTube da maior feira de agronegócio do País. Todos os episódios anteriores estão com acesso livre.


SERVIÇO


Agrishow Labs


Data: de 27/01 a 19/04


Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira

Palavras-chave: Inteligência Campo Força Brutal Mudança Rumo Agronegócio AgrishowLabs

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/mais-inteligencia-para-o-campo-e-menos-forca-bracal-muda-o-rumo-do-agronegocio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid