KOY Inteligência Jurídica expande LGPD em webinário

Evento em parceria com a Data Privacity Brasil contou com a participação de diversos especialistas.

Fonte: Enviado por Priscila Simões

Comentários: (0)




A startup brasileira de gestão jurídica com Inteligência Artificial, KOY, trouxe na última terça-feira (05/04) mais uma edição da série de webinários tendo como tema central “LGPD em Movimento: Regulação da IA no Brasil e Sul Global” em que especialistas de diversos setores da aplicação de IA debateram e trocaram informações esclarecendo o público sobre o processo de regulação e aplicação da IA.


A abertura do evento contou com o painelista Boye Adegoke da Paradigm Iniciative que setorizou a regulação da IA no continente africano com a ideia de demonstrar que o processo vem se instaurando também fora dos espaços que possuem maior visibilidade, incluindo a importância do debate pautado sobre uma regulação ampla.


Em seguida foi a vez da pesquisadora em direito e tecnologia pela PUC-RJ, Bianca Kremer, que levantou questões estruturais da sociedade, a preocupação com a importação de um padrão europeu e a importância de como se mobiliza a ferramenta para fazer uma regulação de IA que protejam a população em termos de realidade no território brasileiro.


Michel de Souza da Derechos Digitales colaborou com o evento trazendo a pauta sobre contexto de regulação e governança de IA no sentido de desenvolver estratégia e trazer elementos que proporcionem uma normativa mais ampla abrangendo os riscos e problemas estruturais.


A cofundadora e CEO do KOY Inteligência Jurídica, Karla Capela, referência no tema, enfatizou sobre a importância de debater todas as condições da IA numa linguagem inclusiva, além de destacar que antes de debater sobre os algoritmos, deveria estar sendo discutida a base de dados já existente que não é estruturada.


Em sequência o coautor de Guia de Contratações Públicas de IA para o setor público, Rafael Fassio, falou sobre a aplicação do Guia em dois projetos pilotos no Brasil, que tem como principal premissa usar o poder de compra do Estado e que isso se faça por meio da contratação de uma regulação específica além de reafirmar a necessidade de integração dos bancos de dados primeiramente e somente depois discutir a aplicação da IA.


Já a painelista Clara Langevin da C4R Brasil, que também é coautora do Guia junto com o Rafael Fassio, discutiu sobre a multisetorialidade pensando no contexto de uma regulação com o cuidado de aplicar as ideias dentro da realidade brasileira, pensando onde o Brasil se encaixa no sistema global de IA, tendo como preocupação a construção de uma regulação que é proporcional mas também que protege os direitos humanos dentro do Brasil.


O evento contou com traduções simultâneas em inglês e português e pode ser conferida pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=raZgIrTuDGA

Palavras-chave: KOY Inteligência Jurídica Expansão LGPD Webinário

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/koy-inteligencia-juridica-expande-lgpd-em-webinario

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid