Gestão financeira na advocacia: como funciona na prática?

Pioneira da metodologia de Formação de Preços, Beatriz Machnick, e o administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios, Renan Rabelo, lançam livro que vai auxiliar escritórios a serem mais sustentáveis e produtivos

Fonte: Beatriz Machnick e Renan Rabelo

Comentários: (0)




A precificação de honorários, a atenção ao fluxo de caixa, aos indicadores de produtividade e aos relatórios gerenciais são pontos cruciais para todos escritórios de advocacia, que buscam manter a competitividade, independentemente do porte e área de atuação. Mas, não é tão simples gerenciar todos esses pontos, tanto que muitos não conseguem alcançar a sonhada rentabilidade e sustentabilidade em longo prazo. Então, de que forma a gestão das finanças pode ser decisiva para o seu negócio?

Após passar por um dos principais escritórios de advocacia do Brasil, a pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia, Beatriz Machnick, que também é especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade, lança sua terceira obra sobre o assunto, dessa vez, em parceria com o administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios, Renan Rabelo.

O livro Gestão Financeira na Advocacia (Teoria e Prática), com lançamento previsto para o dia 25 de agosto, aborda temas como Precificação de Honorários, Fluxo de Caixa, Indicadores de Produtividade e Relatórios Gerenciais. Leitura é indicada aos advogados, escritórios e empresas de pequeno e médio porte que buscam estruturar o negócio a partir do departamento financeiro.

Junto ao lançamento oficial, pela Editora Juruá, está previsto para o mesmo dia um curso de imersão, via plataforma Zoom. Uma oportunidade única para quem almeja aprofundar os conhecimentos sobre precificação e cobranças de honorários.

“Se o financeiro é o “combustível” do escritório, a gestão financeira é decisiva para a sustentabilidade em longo prazo. É necessário parar para pensar na gestão eficiente, ou seja, execução das tarefas com qualidade e em menos tempo”, afirma Beatriz, que também é sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.

Para ela, a gestão tem um papel essencial na mensuração e controle dos custos internos, assim como os investimentos adequados em mão de obra. Dessa forma, a equipe jurídica conseguirá a rentabilidade, atendendo as expectativas do cliente.

Precificação e sustentabilidade para os negócios

Beatriz explica que o advogado vende o que é intangível, ou seja, conhecimento, técnicas e experiência específica, e é isso que agrega e traz eficiência para o trabalho, seja em âmbito consultivo ou contencioso. Nesse sentido, o escritório sempre terá que vincular o preço a uma limitação de trabalho. “Os custos dos profissionais envolvidos diretamente na atividade-fim do negócio, isto é, dos advogados, estagiários e sócios também precisam ser contabilizados na hora de calcular o preço, assim como os impostos e os gastos fixos do escritório”, acrescenta.

O coautor Rabelo, que também é sócio-coordenador do Núcleo de Gestão de Departamentos Financeiros da BM Consultoria em Precificação e Finanças, compartilha do pensamento de Beatriz, e reforça que, cada vez mais, é preciso transformar conhecimento em retorno financeiro para os negócios, que buscam sustentabilidade em longo prazo.

Ele agrega a expertise em gestão e otimização de projetos de alta complexidade e financeiro em multinacionais à obra, que completa a trilogia, após os outros dois livros lançados por Beatriz, são eles: “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso” (2014),  considerado pioneiro no mundo jurídico e um dos livros mais vendidos da editora Juruá desde o lançamento. A outra obra da autora, também campeã de venda pela editora, é “Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão”, que traz uma visão aprofundada da gestão e profissionalização das áreas de apoio ao jurídico dos escritórios.

Para mais informações sobre a imersão em Precificação e Cobrança de Honorários, que será realizada no dia 25 de agosto, das 9h às 17h, acesse: https://go.hotmart.com/C12752489G

Palavras-chave: Gestão Financeira Advocacia Funcionamento Prática Lançamento Livro

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/gestao-financeira-na-advocacia-como-funciona-na-pratica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid