Eleições 2022: abertas as sabatinas aos pré-candidatos

Para estimular o voto consciente, UniCuritiba e DACP realizam, de 9 a 13 de maio, sabatina com pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Paraná.

Fonte: Enviado por Marlise Groth

Comentários: (0)




Ir às urnas não basta. É preciso exercer o direito ao voto de forma consciente. Para ajudar os eleitores a fazer a melhor escolha, o curso de Direito do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – e o Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) realizam, entre os dias 9 e 13 de maio, a Sabatina Acadêmica com pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Estado do Paraná.


Em sua quarta edição, o evento será presencial para os estudantes do UniCuritiba e terá transmissão simultânea e online para a comunidade. Quem quiser acompanhar a sabatina deve acessar o canal do Diretório Acadêmico Clotário Portugal no Youtube (https://www.youtube.com/c/Diret%C3%B3rioAcad%C3%AAmicoClot%C3%A1rioPortugal).


Quatro pré-candidatos já confirmaram presença. O primeiro encontro será no dia 9 de maio, das 19h às 20h. Pesquisadora e presidente do DACP, a estudante de Direito Eduarda Beatrice Pelentier diz que a organização abrirá um formulário, pelo chat, para que o público possa enviar perguntas. A agenda das sabatinas será divulgada nas redes sociais do Diretório Acadêmico.


De acordo com o doutor em Filosofia Jurídica e Política, especialista em Ética e professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba, Roosevelt Arraes, os eleitores devem observar quatro requisitos básicos na postura dos candidatos: honestidade, justiça, visão de futuro e estratégias que levem à tranquilidade e à paz.


“Esses são os conceitos indispensáveis a serem considerados pelo eleitor na hora de escolher um candidato. As propostas que não contemplarem esses pilares estão, a meu ver, incompletas”, avalia Arraes, que também é presidente do Instituto Mais Cidadania e membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.


O que avaliar nas propostas dos candidatos, segundo o professor do UniCuritiba:


1.     Como os planos de governo asseguram o necessário para a estabilidade, a paz e a tranquilidade dos cidadãos.


2.     Como o candidato vai se portar em relação aos bens públicos, como vai manter a honestidade e garantir que seus pares sejam honestos também.


3.     Como o candidato avalia a justiça distributiva e quais as formas que adotará para garantir liberdade, trabalho e vida decente às pessoas. Como pretende lidar com as desigualdades arbitrárias, como a miséria e o desemprego, por exemplo.


4.     Qual sua visão de futuro para garantir a dignidade da comunidade e da coletividade.


Dicas para votar consciente


1.     Conheça os cargos para os quais os candidatos estão concorrendo. Saiba quais são os deveres e responsabilidades de cada função.


2.     Estude o currículo do candidato e avalie se ele tem experiência e competência para o cargo que pretende ocupar.


3.     Avalie o programa de governo, as principais ideias de cada candidato e a consistência das propostas.


4.     Conheça os partidos e coligações e analise se condizem com suas ideologias.


5.     Pesquise a trajetória e a história do candidato. A ética e a lisura são essenciais.


6.     Acompanhe entrevistas, sabatinas, debates e o horário eleitoral gratuito: essas ferramentas ajudam na escolha.


7.     Entenda o processo eleitoral e as regras de financiamento das candidaturas, quociente eleitoral, o que é permitido ou não durante a campanha. Certifique-se de que o seu candidato cumpre as regras do jogo.


8.     Não negocie ou venda o seu voto. A prática é ilegal, imoral e coloca em risco a democracia.


9.   Não abra mão de votar. Participe do processo decisório que influenciará no futuro do país pelos próximos anos. Vote consciente e exerça sua responsabilidade de cidadão.


10. Antecipe a sua escolha. Não deixa a decisão para a última hora. Vá para a sessão eleitoral sabendo em quem votar e, se for o caso, leve os números anotados.


SERVIÇO


O quê: Sabatina Acadêmica


Quem: pré-candidatos ao Governo do Paraná e à Presidência


Quando: 9 a 13 de maio (agenda divulgada nas redes sociais do Diretório Acadêmico Clotário Portugal).


Onde: Auditório do UniCuritiba (para estudantes da instituição de ensino) e Youtube (para a comunidade).


Acesse: https://www.youtube.com/c/Diret%C3%B3rioAcad%C3%AAmicoClot%C3%A1rioPortugal


Sobre o UniCuritiba - Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Palavras-chave: Eleições 2022 Abertura Sabatinas Pré-candidatos

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/eleicoes-2022-abertas-as-sabatinas-aos-pre-candidatos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid