Bom desempenho do agronegócio amplia campo de atuação para engenheiros agrônomos e profissionais de áreas relacionadas

Curso do Ibape SP traz noções básicas sobre engenharia de avaliações aplicada às propriedades rurais no Brasil com base nas normas da ABNT.

Fonte: Enviado por Priscila Palácio

Comentários: (0)




De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulgados em março deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021. Diante deste cenário, o Ibape/SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, promove o curso “Avaliação de Propriedades Rurais”, marcado para acontecer presencialmente nos dias 20, 21 e 22 de junho, na sede do Instituto.


O último censo do IBGE, aponta que, com território de 851,487 milhões de hectares (ha), o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de ha, ou seja, cerca de 41% da área total do país. Neste sentido, a atualização surge como um diferencial de carreira que pode ampliar a atuação de profissionais que trabalham com engenharia de avaliações e que pretendem atualizar ou reciclar seus conhecimentos sobre a matéria.


O conteúdo será conduzido pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Rossi de Camargo Lima e contempla algumas das técnicas mais utilizadas para identificação do valor de propriedades rurais com base nas normas para avaliação de bens: ABNT NBR 14.653-1, 14.653-3 e 14.653-4. 


Além disso, serão apresentados métodos para avaliação de imóveis rurais considerando o tratamento por fatores e o tratamento científico (regressão linear), identificando o valor dos componentes das fazendas como um conjunto único ou isoladamente em terras, produções vegetais, construções e instalações, máquinas e equipamentos, semoventes e recursos naturais.


O Ibape ressalta que esta é a última oportunidade para conferir o curso “Avaliação de Propriedades Rurais” sob condução do professor Marcelo Rossi de Camargo Lima que atua no mercado há mais de trinta anos com engenharia de avaliações (este será o 196º curso que ele ministrará). A próxima edição será aplicada por outro profissional do Instituto.


Mais informações em: www.ibape-sp.org.br




Serviço


Curso: Avaliação de Propriedades Rurais


Datas: 20 de junho das 10h00 às 18h00 / 21 e 22 de junho - Das 08h30 às 18h00                 


Formato: Presencial


Local: Auditório do Ibape-SP


Endereço: Rua Maria Paula 122 conj. 106 - 1º andar.


Inscrições: https://cutt.ly/9JLT8Bv

Palavras-chave: Bom Desempenho Agronegócio Ampliação Campo de Atuação Engenheiros Agrônomos

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/bom-desempenho-do-agronegocio-amplia-campo-de-atuacao-para-engenheiros-agronomos-e-profissionais-de-areas-relacionadas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid