Profissão? Advogado!

Ser advogado é ter como função primordial ser um representante da população na justiça e assegurar os direitos da sociedade. Em comemoração ao Dia do Advogado, o site MeuAdvogado preparou uma entrevista especial para você

Fonte: MeuAdvogado

Comentários: (2)




Advogar ou estudar para concursos públicos, necessidade de estagiar, possuir experiência, estar sempre atualizado com as mudanças da lei e utilizar a internet a seu favor são desafios para quem entra no concorrido ramo do Direito.


Polêmicas como a alta taxa de reprovação da Ordem em 2010 levantaram discussões a respeito da qualidade da preparação dos  alunos para o exame da OAB entre outros temas que foram fortemente discutidos pela mídia.


Em comemoração ao Dia do Advogado, o site MeuAdvogado preparou uma entrevista especial para você. Para conversar sobre diversos assuntos relacionados aos desafios da profissão, foram convidados: Dr. Mário Nogueira, que é  sócio e diretor do escritório Demarest e Almeida Advogados, Dra. Iamara Garzone, que é Advogada no escritório MPMAE Advogados, Dr. Frederico Damato, que é sócio do escritório Amaral & Damato Advogados sede em Belo Horizonte e o Dr.Carlos Cruz, que é Mestre em direito Trabalhista e coordenador pedagógico do Pro Labore OAB e Concursos.


MeuAdvogado: O que uma pessoa interessada na carreira de Direito deve saber, antes de escolher a profissão?

 

Dra. Iamara Garzone: Que se trata de uma profissão de muita responsabilidade porque estarão lidando com os problemas pessoais, financeiros, familiares e emocionais de seus clientes e para tanto devem estar muito preparados.

  

M.A: Atualmente, quais são as áreas de maior destaque e interesse no Direito?

Dr. Frederico Damato: Não há como falar qual a área de maior destaque. Vai do perfil de cada um. Mas uma coisa é certa. As duas áreas estão em expansão. Pelo Direito, temos uma economia aquecida, o que proporciona maior demanda de empresas por serviços jurídicos, por exemplo. Isso resulta em maior demanda do Judiciário, o que implica na necessidade de aumentar o número de servidores públicos da carreira Jurídica.

 

M.A: A alta taxa de reprovaçãpo do exame da Ordem promoveu e ainda promove grande discussão a respeito de fiscalização e mudanças dos cursos de Direito no País. Na sua opinião, quais medidas são prioritárias? O Sr. acredita que a criação do SELO OAB vai alcançar o resultado esperado?

 
Dr. Carlos Cruz: A comunidade jurídica às vezes faz colocações antagônicas. Por um lado, argumentam alguns que o Exame da Ordem não seria necessário se houvesse uma maior fiscalização das faculdades de Direito. Por outro lado, muitos reclamam das exigências feitas pela a OAB nas faculdades, principalmente no que se refere à prática forense. Acredito que a única forma de se fazer uma avaliação isonomia de todas as faculdades de Direito é através do Exame de Ordem nacionalmente unificado.

 

Qual a função do advogado como formador da opinião publica? Qual o valor da imprensa no ramo de Direito?


Dr. Mário Nogueira: Alertar a sociedade sobre as consequências não óbvias de projetos de lei e novas leis, que podem atacar e reduzir os direitos e as liberdades individuais. Qual o valor da imprensa no ramo de Direito? É o meio necessário - e a meu ver único - para fazer chegar essas informações ao grosso de nossa população.

 

 

Clique aqui para ler a entrevista completa.

 

 

 

 

Promoção dia do Advogado

 

Concorra a um ano de site grátis! Veja como participar!

 

 

O site meuAdvogado possui um espaço para divulgação de artigos jurídicos escritos por advogados. Caso deseje publicar seus artigos, cadastre-se gratuitamente e envie para conteudo@meuadvogado.com.br

 

 

Palavras-chave: MeuAdvogado; Entrevista; Advogado; Profissão; Desafios

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/meu-advogado/profissao-advogado

2 Comentários

Ana Carolina Borges Estudante de Direito12/08/2011 18:43 Responder

\\\"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.\\\" (Martin Luther King)

Alexandre Koch Advogado12/08/2011 20:06 Responder

\\\"A injustiça que se faz a um é uma ameça que se faz a todos\\\" (Barão de Montesquieu)

Conheça os produtos da Jurid