O marketing morreu?

A visão nova do marketing jurídico

Fonte: Gustavo Rocha

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Segundo Kevins Roberts, sim.


Em uma convenção anual ele afirmou alguns pontos que trazem uma reflexão essencial para todos nós nesta época de final de ano:


Falando para uma audiência de líderes de negócios seniores no The IoD's Annual Convention que aconteceu em Londres, Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi Worldwide, clamou que no mundo louco de hoje a estratégia está morta, as grandes idéias estão mortas, a administração está morta e o marketing, como nós conhecemos, também está morto.


As suas visões sobre o mercado são muito interessantes. Divido com vocês e teço meus comentário abaixo.


"Eu sou um otimista radical, eu não compro esse papo todo sobre recessão. Eu não penso que nós estamos em um ambiente recessivo mas que temos muitos líderes recessivos. Para ganhar o mercado hoje nós todos precisamos acelerar as mudanças."


"Nós não apenas vivemos num mundo volátil, incerto, ambíguo e complexo, vivemos num mundo SUPER volátil, incerto, ambíguo e complexo. Nós vivemos num mundo vibrante onde nossos filhos estão conectados com os outros e com marcas por todo mundo sem dinheiro envolvido. Pra nós, isso é um mundo que ficou maluco."


"A estratégia está morta. Quem pode saber o que vai acontecer com este mundo? Quanto mais tempo e dinheiro você gasta testando estratégias, mais tempo e dinheiro você está dando para seus rivais para que eles comecem a comer seu almoço."


"A administração está morta. Para ter sucesso hoje, você precisa de uma cultura e de um ambiente onde o poder da criatividade floresça. As ideias são hoje a moeda corrente e não mais as estratégias. Martin Luther King não disse: "Eu tive uma visão", disse? Ele teve um sonho. Você tem que ter certeza que tem sonhos bons e, a sua marca, também precisa de um sonho."


Ele então prosseguiu mostrando como os líderes de sucesso precisam fomentar a criatividade no futuro, dizendo: "Líderes precisam se tornar líderes criativos. Nós precisamos mudar a linguagem dos negócios. Quem quer ser um Chief Executive Officer - CEO? Soa como se você trabalhasse para o governo e quem quer isso? Ser um Chief "Excitement" Officer seria muito melhor, você não acha? O papel de um bom CEO é fazer com que as pessoas comprem seus sonhos e os sonhos de sua empresa.


Roberts também disse que a era das "grandes idéias" acabou.


"A grande idéia está morta. Não há mais grandes idéias. Líderes criativos devem procurar por muitas e muitas pequenas idéias por aí. Pare de se bater procurando por uma grande idéia. Tenha muitas idéias e então, deixe as pessoas interagirem e alimentarem essas idéias e fazê-las crescer".


"Líderes precisam se tornar pensadores emocionais. A diferença entre o pensamento racional e o emocional é que o pensamento racional te leva a conclusões e a reuniões e mais reuniões. O pensamento emocional leva você a ação.


"Há três segredos para o pensamento emocional - mistério, sensibilidade e intimidade. É sobre o contar estórias. As marcas precisam contar estórias em seus websites e em sua embalagem e por aí vai. Tenha certeza que sua marca e empresa tem um cheiro, tem um som, e possui um toque e uma intimidade com as pessoas. Pense em como construir empatia. São as pequenas coisas que contam e como os consumidores se sentem com relação a sua marca que faz a diferença hoje.


"O Marketing está morto. O papel do marketing mudou. Não há nada novo mais. Se os marketeiros estão ouvindo algo que está acontecendo, bom isso já é passado no mundo de hoje. Quanto mais você se aprofunda em uma empresa mais você fica estúpido e distante das coisas novas. Velocidade é tudo hoje. O trabalho do marketing é criar movimento e inspirar as pessoas a se juntar a você."


"Todos querem uma conversação. Eles querem inspiração. Inspire as pessoas com seu website. Não interrompa, mas interaja. Perguntar sobre o ROI hoje é uma pergunta errada. Você deveria se perguntar sobre Retorno sobre o Envolvimento."


Fonte: http://thegrowthhacker.yow.com.br/marketing-digital/marketing-morreu/


Em bom português: O que realmente morreu foi a forma tradicional de se lidar com marketing.


O que acabou foi a forma arcaica e antiga de ver o mercado.


Estamos diante de um mercado mutante, sempre em movimento e principalmente focado nos relacionamentos e nas pessoas.


Como bem disse o autor, o que realmente importa é o retorno do envolvimento.


Qual o envolvimento das pessoas na sua empresa?


Qual o foco do marketing do seu negócio?


Qual as estratégias para 2014?


E principalmente: Como a criatividade está inserida no seu contexto de trabalho?


São estas perguntas que poderão mudar 2014 no seu caminho.


Não se preocupe com o marketing, estratégia e demais previsões. Preocupe-se em viver plenamente e analisar as mudanças com os olhos de quem as acompanha e pode com elas ser diferente e fazer a diferença.


Viva a um 2014 mais criativo e feliz!


Autor


Gustavo Rocha é consultor nas áreas de gestão e tecnologia

Palavras-chave: marketing jurídico nova visão

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