A importância da Missão, Visão e Valores na Advocacia

Artigo destinado a orientar aos escritórios de advocacia sobre a importância de se utilizar a Missão, Visão e Valores para obter uma identidade organizacional que se alinhe aos propósitos do escritório

Fonte: Monique Conde

Comentários: (0)




Atualmente, em qualquer escritório, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, podemos verificar qual é a Missão, Visão e Valores simplesmente acessando seu site ou material impresso.


Mas afinal, o que significa Missão, Visão e Valores dentro de uma empresa?


Antes de tudo, é necessária uma breve explicação de cada item. Segundo o consultor Alexandre Motta em seu livro "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", temos a seguintes definições:


Missão - é a razão da existência de uma organização. Finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela serve.


Visão - é a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro, aquilo que ela pretende ser ou destino que pretende que torne-se realidade.


Valores - Tudo que agrega importância profissional ao legado da organização. Itens pelo qual o escritório zela tanto interna quanto externamente.


A Missão deve responder a seguinte pergunta: qual é o nosso negócio? Este deve ser um conceito imutável de existência, pois, afinal de contas, só deve existir um único propósito que definiu a criação do escritório.


A Visão geralmente refere-se à uma imagem de longo prazo, algo que o escritório pretende alcançar em um determinado espaço de tempo, devendo ser inspiradora e clara para que todos colaboradores possam vivenciá-la.


Os Valores representam os princípios éticos de cada escritório, normalmente regras morais que norteiam todas as ações desde os sócios até seus funcionários.


Para exemplificar e facilitar a compreensão do leitor, segue a missão, visão e valores utilizados em nossa empresa, a Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.


Missão - Ajudar advogados e escritórios jurídicos a desenvolverem-se correta e eticamente.


Visão - Tornar-se a consultoria mais reconhecida do mercado em marketing e RH jurídico.


Valores - Ética, Honestidade e Responsabilidade.


Se o seu escritório possui mais de um sócio, o ideal é que todos se reúnam e dialoguem para chegar a um consenso para que os três itens estejam realmente alinhados com a identidade do escritório.


Lembre-se sempre que, como estas informações definirão a identidade do escritório, elas precisarão ser objetivas, realistas e possíveis. Se ao longo do tempo o escritório vier a se desviar da missão, o ideal é que ela seja reformulada, de acordo com um novo propósito que se alinhe à visão e aos valores do escritório.


É obvio que com o crescimento do escritório e o consequente alcance de objetivos novos, a visão e os valores poderão ser alterados de acordo com a realidade vivenciada no momento por todos.


Depois da definição do MVV, o próximo passo é certificar-se de que todos os seus colaboradores estejam cientes dos mesmos, para que possam vivenciá-los em seu dia a dia. Esse passo geralmente é ignorado pelos sócios, o que deixa seus funcionários descompromissados no que tange conhecer os objetivos da empresa como um todo.


Mas qual a necessidade de elaborar tais itens e expô-los em seus materiais institucionais?


Muito além de um conjunto de regras, isso representa em seu escritório uma identidade organizacional.


Um dos objetivos da elaboração da Missão, Visão e Valores é que haverá um foco com qual o escritório deverá trabalhar, devendo ser levado como regra de conduta primordial por todos os sócios e colaboradores.


Além de causar uma primeira boa impressão ao mercado, gera confiança e credibilidade, já expondo a identidade e a estratégia de trabalho do escritório antes mesmo de um primeiro contato. Essa identidade organizacional cria uma percepção de valor aos expostos a elas, seja cliente ou colaborador, fazendo assim com que os valores pessoais alinhem-se aos objetivos do escritório.


Para certificar-se de que esta identidade organizacional está de acordo com sua forma de trabalho, procure analisar a qualidade do seu relacionamento com seus clientes para saber se eles entendem o que você veio fazer no mercado, conhecem o objetivo final que interessa ao escritório chegar e se identificam os valores proferidos por sua organização.


Autora

Palavras-chave: marketing jurídico advocacia valores

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/marketing-juridico/a-importancia-da-missao-visao-e-valores-na-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid