Como ser um advogado vencedor? Comece praticando 5 passos para se alcançar uma advocacia próspera!

“ O sucesso é para aqueles que se atrevem.” (Autor desconhecido)

Fonte: Lisandra Thomé

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Ao sair da faculdade de direito e durante os primeiros anos da advocacia a grande dúvida que paira na mente da maioria dos advogados é: Como ser um advogado de sucesso? Existe alguma fórmula, dica, metodologia ou insight que ajude neste caminho?


Com certeza sim, mas já posso lhe adiantar que não existe sucesso sem dedicação, trabalho duro e muita devoção e persistência às coisas que você deseja realizar na sua vida. Além disso, uma boa dose de inteligência emocional também é fundamental para que você consiga superar as dificuldades e adversidades que surgirão ao longo da sua estrada rumo ao sucesso.


Assim, o sucesso não tem um conceito definido, nem uma fórmula única. É você quem define o que é sucesso para você, construindo o seu caminho de acordo com seus sonhos, suas metas, seus valores, conhecimentos e possibilidades.


E todo caminho para o sucesso começa com planejamento, definição de metas e ação. É imperativo que além de desejar, você entre em ação e defina os passos necessários para que consiga construir a vida que sempre sonhou!


A seguir segue uma lista de 5 passos que irão lhe ajudar a trilhar uma advocacia bem-sucedida:


Passo 1 – Defina o seu propósito


Para se alcançar o sucesso duradouro antes de qualquer coisa você deve começar pelo “porquê”. E quando eu digo “porquê”, eu quero dizer que você deve primeiro entender qual o seu propósito como advogado.  E para entender isso, comece fazendo-se as seguintes perguntas: “Por que eu me formei em direito e me levanto da cama todos os dias para ir trabalhar?” “O que me move?” “O que me inspira na advocacia?” “Por que o meu escritório existe?”.


Pessoas de sucesso sabem muito bem qual é o seu propósito, o porquê elas fazem o que fazem. Isso faz toda a diferença. Quando você entende o seu “porquê”, você coloca a sua essência no seu trabalho, coloca paixão em tudo o que faz, o que irá contribuir para que as pessoas se sintam mais à vontade em te contratar. No final das contas, clientes não contratam o que você faz ou o serviço que o seu escritório presta. Clientes contratam você!


Passo 2 – Trace seus objetivos e defina as suas metas


Pessoas sem objetivos e metas bem definidos são como um barco à deriva. Você pode até chegar a algum lugar, mas não quer dizer que chegará aonde deseja. Assim, se quiser realizar seus sonhos, é imperativo que você estabeleça seus objetivos e tenha um plano de metas para alcançá-los.


Para uma boa formulação de objetivos tenha em mente que estes precisam ser claramente definidos, mensuráveis, atingíveis (viáveis), relevantes e com prazo para serem atingidos.


Passo 3 – Elabore um planejamento estratégico e monitore os resultados


Se, para ser bem-sucedido você precisa atingir os objetivos que estabeleceu, então você precisa desenhar o caminho que o levará até lá. Para elaborar um plano de ação eficaz siga alguns passos:


• Pergunte-se: “Que ações eu preciso realizar para me tornar o advogado que eu desejo?”


• Otimize: segmente as ações necessárias e estabeleça as metas que você deve alcançar para atingir o seu estado desejado.


• Organize-se: estabeleça um cronograma priorizando as ações que devem ser realizadas. Pergunte-se como e quando você irá realizar as ações identificadas.


• Motive-se: faça uma lista do que você irá ganhar se atingir o seu objetivo e do que perderá se não atingir.


• Comprometa-se: nenhum sucesso é alcançado sem comprometimento, disciplina, perseverança e foco. Dê o seu melhor e empenhe-se para conseguir conquistar o que você almeja.


• Monitore os seus resultados: faça avaliações periódicas para monitorar o seu progresso e a cada medição pergunte-se o que você poderia fazer para tornar os resultados bons ou melhores.


Passo 4 – Defina um nicho de atuação e especialize-se


Muitos advogados iniciantes equivocam-se achando que ao se especializarem em um nicho da carreira estarão perdendo dinheiro e oportunidade. Na verdade, é o contrário. Ao definir uma área de atuação você poderá criar uma estratégia de marketing mais direcionada ao seu nicho, bem como fazer cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado que lhe darão mais autoridade e possibilidade de cobrar mais caro pelo seu trabalho.


Ao definir o seu nicho pergunte-se:


• Qual é o meu diferencial?


• Como eu me destaco da concorrência?


• Quais são meus pontos fortes? Eles estão sendo utilizados no máximo do meu potencial ou estão sendo subutilizados?


• Que valor eu agrego ao meu cliente?


Use as respostas para identificar:


• De que outras formas você pode oferecer os seus serviços de advocacia;


• O que mais você pode fazer para se diferenciar.


• Quais estratégias de marketing jurídico você pode utilizar para divulgar a sua advocacia ou o seu escritório.


Passo 5 – Adote estratégias de marketing pessoal


Ao contrário do que você possa imaginar desenvolver o marketing pessoal vai muito além da ideia de se vestir bem. Trata-se de uma mudança de comportamento, da construção de uma imagem positiva para os outros e requer um conjunto de estratégias como:


• Cuidar da sua imagem;


• Melhorar a sua capacidade de comunicação;


• Desenvolver seu networking;


• Utilizar as redes sociais para divulgar-se;


• Ser responsivo e pontual.


Para entender um pouco mais sobre cada uma das estratégias de marketing pessoal, sugiro a leitura do meu artigo, “Advogado, como você cuida do seu marketing pessoal”, disponível em minha página.


Por fim, tenha em mente que você é capaz de alcançar tudo o que deseja se você realmente entender o seu “porquê”. Perseguir o sucesso pelo sucesso ou o dinheiro pelo dinheiro não é o caminho, pois isso deve ser apenas o resultado do seu propósito, da sua missão.


Persiga o seu propósito. Trabalhe para conseguir realizar a sua missão como advogado e então, dedique-se, dê o seu melhor, tenha foco e determinação e acredite em você!


Eu te desejo sucesso e boa sorte!


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Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Propósito Objetivos Metas Planejamento Estratégico Marketing Pessoal

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1 Comentários

Carlos Adv10/03/2016 14:30 Responder

Excelente o artigo. Parabéns!

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