Como se manter comprometido com as suas metas

Sugestões da colunista Lisandra Thomé para o cumprimento de metas.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Passamos da metade do ano e é hora de fazer um balanço do que já se conseguiu realizar e das metas que ainda precisam ser alcançadas daqui até dezembro para que o seu ano de 2016 tenha realmente valido à pena e as suas resoluções de ano novo tenham sido cumpridas.


Quais as metas que você já conseguiu cumprir? O seu ano está caminhando na direção que você traçou no dia 31 de dezembro? Ou você começou o ano todo animado, se dizendo “esse ano será o meu ano e eu vou realizar aquele sonho ou aquele projeto”, mas passados alguns meses você acabou largando de mão e se deixando engolir pelas adversidades da vida?


Se você respondeu sim às duas primeiras perguntas você está de parabéns! Se você respondeu não e se insere no tipo de pessoa descrita na terceira pergunta eu tenho uma outra pergunta para você: O que você pretende fazer por você daqui até dezembro?


Carlos Drumond de Andrade tem um poema intitulado "Receita de Ano Novo" em que ele afirma que antes de tudo, o ano começa dentro de nós. E é isso mesmo! Se você não estiver realmente comprometido com você, não querer muito alguma coisa, você não vai fazer muito esforço para conseguir e qualquer pequeno obstáculo que apareça no caminho vai te tirar do jogo.


O quanto você realmente quer realizar aquele sonho ou aquele projeto? O quanto você realmente está comprometido com você mesmo?


Ontem, em uma tarde de muito aprendizado com o meu grupo de mentoria (eu faço parte de um grupo de mentoria em coaching) a minha mentora, Jaqueline Salles, trouxe uma pergunta para reflexão e que define exatamente que tipo de pessoa você é: O quanto você realmente quer alguma coisa e o quanto você quer “querer” alguma coisa?


Existe uma diferença entre aqueles que realmente querem conquistar alguma coisa na vida e aquelas pessoas que querem “querer” conquistar. Aqueles que realmente querem, vão lá e fazem. Não medem esforços, nem sacrifícios. São os realizadores. Os que querem “querer” até começam alguma coisa, mas como eles só querem querer, acabam desistindo facilmente diante de qualquer dificuldade. Vou te dar um exemplo para você entender melhor: Quando alguém te oferece um sorvete, você ou quer ou não quer o sorvete, não é? Se você quer, você aceita. Se não quer, não aceita. Simples. Você não fica pensando, “Hum...como seria bom se eu quisesse esse sorvete...”.


Eu sempre digo para os meus clientes (coachees) o seguinte: A vida que você tem é a vida que você escolhe ter! Se você quer muito conquistar um sonho, um objetivo de vida, arregace as mangas e faça e o universo se encarregará de te ajudar no resto!


Seja lá quais forem os seus objetivos, se você não arregaçar as mangas e se comprometer em cumprir suas metas de nada vai adiantar ter ficado desejando mil coisas na virada de 2016, pois você terminará o ano com aquela sensação de que o ano não começou para você ou de que infelizmente esse não foi o seu ano.


Já diz o ditado: "Querer é poder!" Então assuma o comando da sua vida, em todos os aspectos que desejar! Queira fazer e realmente faça! Não se acomode diante de situações que não te trazem felicidade. Isso é a pior coisa que você pode fazer contra si mesmo!


Se você quer realizar coisas em sua vida, adote uma atitude proativa e realize-as! Assuma a responsabilidade pela sua vida e não espere o destino trabalhar por você, nem deixe a vida te levar. E saiba que são as suas atitudes e ações que irão definir a vida que você terá, então preste mais atenção ao que você tem feito com a sua vida.


Se você até agora não obteve os resultados que almejou no início do ano e por isso sente-se frustrado, pense que só você é capaz de mudar o seu futuro. Então, porque não começar a mudar as suas atitudes desde já e terminar o ano de 2016, realmente comprometido com a vida que sempre sonhou em ter?


Meu convite para você é que você deixe de querer “querer” e passe a realmente querer realizar os seus sonhos!


Vamos juntos?


Precisa de ajuda para traçar as suas metas de hoje até dezembro e fazer o seu ano de 2016 realmente valer à pena? Então, vou te dar algumas dicas para formulação de objetivos e metas:


1 - Faça uma lista de tudo o que você quer ser, ter, fazer e realizar na sua vida;


2 – Trace um objetivo a ser atingido dentro de um ano (esse objetivo precisa estar alinhado com aquilo que você quer ser, fazer e ter na sua vida e que é importante para você);


3 – Estabeleça as metas que precisará alcançar para atingir o seu objetivo (as metas são as etapas que você precisará ultrapassar para atingir o seu objetivo). A minha sugestão é que você estabeleça metas trimestrais;


4 - Desenvolva um plano de ação com cronograma. Estabeleça as ações a serem realizadas por você dentro de cada trimestre e que te levarão ao cumprimento de suas metas;


5 – Monitore e avalie os seus resultados.


Fazendo isso e mantendo-se comprometido com as suas metas você já será capaz de ter bons resultados. Agora, se você busca mudanças mais significativas em sua vida e quer atingir seus resultados de forma mais rápida e tranqüila, sugiro que sua primeira meta seja a contratação de um coach habilitado a lhe ajudar. Marque uma sessão grátis!


Um bom restante de ano para você! E comprometa-se com o seu sucesso!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os eus amigos nas redes sociais.


Conheça os produtos Auxilium (http://www.auxilium.com.br/) e Jurid+ (http://www.jurid.com.br/jurid-mais-software-juridico) e tenha maior produtividade na advocacia.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Metas Comprometimento Coaching Balanço Futuro

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/como-se-manter-comprometido-com-as-suas-metas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid