6 dicas para fidelização de clientes na advocacia

Dicas da colunista Lisandra Thomé.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

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Investir na fidelização de clientes pode te trazer muito mais vantagens do que gastar energia tentando aumentar a sua carteira de clientes. Se você tivesse que eleger a maior riqueza do seu escritório veria que o cliente fiel é o seu maior ativo. Um cliente fiel pode te garantir um exército de novos clientes atraindo-os a você por meio do melhor marketing do mundo; o boca a boca.


Mas, num mercado tão concorrido como o da advocacia, a qualidade do serviço deixou de ser o diferencial para a fidelização de clientes. Se, por um lado, um serviço de qualidade te coloca na briga de mercado e atrai o cliente, por outro, não é o suficiente para evitar que o cliente jamais caia nas tentações da concorrência.


Assim, para gerar fidelização de clientes é preciso criar um “encantamento” no seu cliente e isso é um processo de médio a longo prazos que inclui, além da qualidade do serviço, a construção de um vínculo afetivo que só consegue ser construído quando o seu escritório tem como valor principal o foco no cliente.


O “encantamento” do seu cliente ou a geração daquele fator “Uau!” depende de alguns fatores que passarei a elencar abaixo:


1 – Entregue ao cliente o que ele deseja


Entenda que você precisa ver o seu escritório de advocacia pelos olhos do cliente. Entender o que o seu cliente deseja e não o que você acha que ele deseja é a forma para se criar empatia.


Quando você procura um médico, p. ex., ou até outro advogado, como você deseja ser atendido? Que necessidades suas você espera que o outro profissional atenda? O que é importante para você na hora de contratar um médico ou qualquer outro tipo de serviço?


Entender o seu cliente e o que é importante para ele é fundamental para poder oferecer um serviço de advocacia compatível com os seus anseios e de forma diferenciada dos demais concorrentes.


Aprenda a prestar atenção no seu cliente, a captar o que é importante para ele e a entender quais são suas preferências e necessidades.


2 – Tenha um público alvo definido


Tem um provérbio russo que diz: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo, não vai pegar nenhum dos dois”.


Antes de gastar a sua energia tentando abraçar o mundo, saiba que para fidelizar clientes é preciso manter o foco num público certo. Mas porque isso? Por que para conseguir gerar uma comunicação efetiva – se quiser saber mais leia os meus artigos, “4 passos para ser mais persuasivo e conseguir mais clientes” e “Como é o seu relacionamento com os seus clientes”, na minha página – você precisa estudar o seu cliente, justamente para entender quais são as suas necessidades, o que é importante para ele e quais as suas preferências. Somente quando você conhecer bem o seu cliente é que será capaz de criar ações estratégicas direcionadas para ele e que gerem um vínculo de fidelização entre vocês.


Você pode até não ter um público alvo específico e ter uma carteira de clientes, mas dificilmente terá clientes fiéis a você.


3 – Invista em ações de relacionamento


Crie ações que mantenham o cliente conectado com você e com o seu escritório. Para isso envie ao seu cliente newsletters exclusivas, revista do escritório, ebooks ou algo que leve a ele conteúdo e informação de seu interesse sem nenhum custo adicional.


4 – Crie um plano de fidelização para os clientes VIP


Clientes que se mantêm fiéis a você devem receber tratamento diferenciado. Para isso, ofereça-lhes um plano de benefícios, seja por meio de produtos ou serviços exclusivos, conteúdos personalizados, bônus ou descontos.


5 – Faça pesquisas de satisfação


Bill Gates assim já disse: “Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado.”


A melhor maneira de entender como você pode atender melhor os seus clientes é buscando neles essa resposta. Crie o hábito de fazer pesquisas de satisfação para descobrir se está atendendo o seu cliente como ELE deseja.


6 – Monitore


Todas as suas ações voltadas para a fidelização de clientes (seja o envio de newsletters ou de publicações no site ou blog do escritório) devem ser monitoradas!


O monitoramento serve para otimizar a sua estratégia de marketing e, a partir dos resultados de cada ação, você poder reunir mais informações relevantes sobre o seu público alvo, como suas preferências de comunicação e necessidades de mercado.


Pronto para dar o primeiro passo? Comece estabelecendo como um dos valores do seu escritório o foco no cliente, a partir daí estude o seu cliente para entender como ele deseja ser atendido, qual é a sua real necessidade e de que forma você pode cativá-lo para que ele se mantenha fiel a você. Se você precisar de ajuda, conte comigo! Agende uma sessão de coaching e vamos juntos criar estratégias para você fidelizar os seus clientes!


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Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Fidelização Advocacia Marketing Boca a Boca Construção Vínculo Afetivo

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