Entenda a diferença entre réu e indiciado
Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm e ficou ainda mais propagada com o avanço da presença digital e todas as facilidades trazidas pela internet. Então, para entendermos mais e melhor a respeito da diferença entre réu e indiciado, permaneça com a gente!

Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm e ficou ainda mais propagada com o avanço da presença digital e todas as facilidades trazidas pela internet. Então, para entendermos mais e melhor a respeito da diferença entre réu e indiciado, permaneça com a gente!
Quando uma pessoa se torna indiciada?
Com base na Lei Brasileira, uma pessoa tende a ser, primeiramente, investigada e só após averiguar que há indícios de que a mesma participou de determinado crime é que se torna indiciada.
Esta formalização é feita pelo delegado de polícia, logo após ter acesso e fazer o estudo detalhados de todas as evidências que podem ser de depoimentos obtidos, de laudos levantados pela perícia e de escutas telefônicas, só para citar alguns.
Pense que um funcionário de uma empresa de marketing para indústria tenha sido acusado de roubo. Com a checagem, leva-se ao Ministério Público, que também verificará todos estes pormenores e considerará todas as provas obtidas. O Ministério Público, por meio do promotor de Justiça, apresentará a denúncia à Justiça.
O site Dicionário Informal, expõe que a palavra indiciado significa:
“Suspeito, somente suspeito. Após isto, o indiciado é extinto de punibilidade ou réu/ré”.
Quando uma pessoa se torna ré?
Os próximos passos são a denúncia feita pelo Ministério Público, bem como o aceite do Judiciário sobre o caso. Portanto, o cidadão em questão passa para a condição de réu e responderá o processo.
É válido afirmar que, neste ponto, o réu tem o direito de defesa. Pois está sendo acusado do crime. Sem o processo penal e suas garantias constitucionais, o indiciado e o denunciado não teriam como se defender das acusações.
O juiz dará a sentença de absolvição ou condenação. E, conforme podemos ver no Código Penal Brasileiro, tal pena pode ser numa prisão ou feita em liberdade (com prestação de serviços para a comunidade ou multa).
Reforçamos que isso pode ocorrer em qualquer lugar, seja na rua, enquanto faz uma caminhada, ou dentro de sua empresa de branding industrial.
O site Dicionário Informal, expõe que a palavra indiciado significa:
“No processo penal, é toda pessoa acusada de um ilícito penal”.
Artigo 121 do Código Penal Brasileiro
No parágrafo quarto do Código Penal Brasileiro, lê-se que “No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima,
não procura diminuir as consequências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante. Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos”.
Já no parágrafo seguinte, há um complemento: “na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária”.
Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Isso nos ajuda a propagar novas matérias gratuitas para você!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.