Acidente de trabalho em home office: Qual é a responsabilidade do empregador?
Essa é uma das dúvidas que mais geram discussões entre especialistas e gestores de empresa, e foi por causa disso que resolvemos produzir um artigo e explicar um pouco melhor sobre as responsabilidades do empregador no trabalho home office.
A pandemia
antecipou o trabalho home office, que antes já era visto como o futuro de uma
parte das relações de produção das empresas e, sobretudo, das formas de
relacionamento com o cliente.
O trabalho
home office traz consigo uma série de benefícios ao empregador e também ao
empregado, como, por exemplo:
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Trabalho seguro em ambiente domiciliar;
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Sem necessidade de pagar Vale-transporte;
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Diminuição dos níveis de estresse do
funcionário;
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Flexibilização das formas de atendimento ao
cliente;
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Entre outros fatores.
Mas e quando
o assunto é acidente no trabalho em home office? Essa é uma das dúvidas que
mais geram discussões entre especialistas e gestores de empresa, e foi por
causa disso que resolvemos produzir um artigo e explicar um pouco melhor sobre
as responsabilidades do empregador no trabalho home office.
Gostou do
tema? Então venha conosco e confira.
A lei e o acidente de trabalho home
office
Se você tem
uma empresa especializada em instalação de aterramento, por exemplo, a primeira coisa que você precisa
fazer quando vai inserir um trabalhador em home office, é sobre todas as
diretrizes que a lei determina sobre esse tipo de mão de obra.
Sobre
eventuais casos de acidentes no trabalho e, home office, de acordo com a CLT
(Consolidação das Leis do Trabalho), mediante ao art. 75-B, aponta que o
trabalho remoto não tira sob nenhuma hipótese a responsabilidade do empregador
sobre acidentes e as doenças ocupacionais.
Ou seja,
independente se o local de trabalho está sendo a residência do contratado, o
empregador tem como obrigatoriedade zelar pela integridade física desse
colaborador.
Como cuidar para diminuir o índice de
acidente em home office?
Você tendo
uma empresa especializada em venda de elevador de carga, por exemplo, e sabendo da obrigatoriedade do empregador
em zelar pela saúde de seu empregado, fica a dúvida sobre como fazê-lo sem ser
responsável pela propriedade do empregado.
Uma das
soluções mais apontadas por especialistas em gestão corporativa é o firmamento
de um termo de responsabilidade entre empregado e empregador, onde ambos vão
determinar diretrizes e cronogramas para serem seguidos e com isso proporcionar
um ambiente de trabalho home office mais seguro e com menor risco de acidentes.
É importante
que nesse contrato esteja previsto visitas repentinas de inspeção por
engenheiros especializados para atestar se o empregado tem condições de
continuar a exercer um trabalho home office de forma segura.
Em caso de
ações trabalhistas por causa de lesões causadas por acidente no trabalho home
office, esse firmamento entre empregador e empregado pode vir a servir como
argumento de defesa para a empresa.
Análise das condições materiais
Se você tem
uma empresa especializada em usinagem de precisão, por exemplo, antes de decidir se o empregado deve ou
não executar o trabalho em home office, é preciso verificar as condições
materiais do local para um trabalho eficiente e sobretudo seguro.
No caso é
importante inspecionar coisas como: a cadeira, o desktop, o tipo de piso, a
umidade em parede, o acesso a tecnologia, o acesso a internet e até mesmo o
acesso a bens de serviços da região.
Tudo isso é
importante antes de tomar a decisão de colocar um profissional em home office.
Esse artigo
foi produzido no intuito de esclarecer mais sobre as responsabilidades de um
empregador em caso de acidente, principalmente aos funcionários que operam em
home office. Se gostou do tema compartilhe e continue nos acompanhando!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.