Tecnologia: confira as principais inovações no mundo jurídico

Veja 4 tecnologias que revolucionaram o âmbito jurídico.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)




A tecnologia revolucionou o mercado corporativo e empresarial, gerando mais produtividade e otimizando a rotina manual. Hoje, nota-se a introdução de ferramentas tecnológicas em diversas áreas do saber, bem como no ramo industrial, farmacêutico e na medicina.

Além disso, as máquinas e softwares também fazem parte de outras profissões, como todos os departamentos que envolvem o universo jurídico. Com isso, é possível notar os ganhos na área jurídica, contribuindo, inclusive, com o acompanhamento de status de processos.

Na sociedade contemporânea, o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar os modelos de trabalho é crescente, e no mundo jurídico não seria diferente. Atualmente, o mercado reúne diversas ferramentas capazes de oferecer suporte a esses profissionais.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, advogado, algumas inovações no mundo jurídico. Nele, você verá 4 tecnologias que revolucionaram o trabalho dos profissionais do ramo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Processos digitais

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos computadores, os processos que antes eram físicos, já estão sendo elaborados de forma eletrônica. No Brasil, essa facilidade foi regulamentada pela lei 11.419 do ano de 2006.

Além disso, é importante mencionar que em boa parte do País, os advogados já podem contar com o acesso às vistas dos autos por meio eletrônico. Em algumas situações, já é possível fazer e assinar petições sem precisar se deslocar até os fóruns.

Dessa forma, vale ressaltar que a economia com impressão e papel é grande, uma vez que é possível acessar os processos com o auxílio da internet e de circuito impresso.

2. Inteligência artificial

Certamente você já deve ter ouvido sobre as inovações da inteligência artificial, certo? Ela desenvolveu uma série de tecnologias capazes de automatizar processos, integrar departamentos e coletar informações, assim como os robôs.

No entanto, falando sobre o meio jurídico, o robô Ross, desenvolvido no Canadá, atua no departamento jurídico. Entre suas diversas funções, podemos destacar a análise de documentos e a elaboração de pesquisas jurisprudenciais.

Mas não se preocupe! Não é possível substituir o trabalho argumentativo do advogado, visto que as novas tecnologias desempenham funções auxiliares, como a padronização de locação de empilhadeira.

3. Advocacia online

Pode parecer besteira, mas já existem escritórios de advocacias que prestam serviços apenas por meio da internet. Com isso, é importante ressaltar que esse modelo de trabalho funciona de forma similar aos negócios físicos.

Nesse sentido, o modelo de trabalho online pode ser vantajoso para os profissionais recém-formados e que não tem dinheiro para investir em um espaço físico. Os clientes podem ser captados por meio de sites, conteúdos e blogs.

Além do mais, não há necessidade de gastar com a locação de um ponto comercial, balança digital comercial, transporte ou serviços complementares.

4. Dispositivos móveis

Por fim, é fundamental falar também dos dispositivos móveis. Afinal, eles já foram introduzidos no cotidiano da população e na vida de muitos profissionais. Os smartphones e tablets permitem a leitura de peças processuais e a busca por dados e informações.

Além disso, é possível entrar em contato com o cliente a qualquer momento, criando um canal de comunicação eficiente e conquistando a admiração do seu público-alvo. Antes, isso não seria possível!

Gostou do nosso post sobre as principais inovações do mundo jurídico? Então, compartilhe com os amigos advogados e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Âmbito Jurídico Teconologia Principais Inovações Software Jurídico

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/tecnologia-confira-as-principais-inovacoes-no-mundo-juridico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid