Qual a importância da assessoria jurídica nas empresas?

A assessoria jurídica é um serviço prestado por um advogado ou escritório de advocacia para fins corporativos, com o intuito de oferecer segurança jurídica para as organizações.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O empreendedorismo envolve inúmeras atividades, inclusive, a assessoria jurídica. No entanto, na maioria dos casos, os gestores, empreendedores e líderes enxergam esse departamento como um trabalho desnecessário.

Em contrapartida, vale ressaltar que as cargas tributárias, trabalhistas e ainda os fornecedores não são questões tão fáceis de administrar. Por isso, tirar um negócio do papel engloba diversos riscos e uma série de atividades.

Claro, a internet fornece algumas plataformas de pesquisa, e o melhor: de graça. Então, essa despesa é caracterizada como um investimento desnecessário e, ainda, é visada como uma fonte para melhorar a rentabilidade de uma fritadeira elétrica industrial, por exemplo.

Porém, esse é um dos maiores equívocos que um profissional pode cometer. Diante desse cenário, preparamos este artigo com o intuito de mostrar a você, empreendedor, o que é a assessoria jurídica e qual a sua importância no meio corporativo. Boa leitura!

O que é assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é um serviço prestado por um advogado ou escritório de advocacia para fins corporativos, com o intuito de oferecer segurança jurídica para as organizações de forma que tudo seja realizado dentro das questões legais.

Além disso, essa atividade só pode ser executada por um advogado, devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme estabelece a Lei nº 8.906,de 04 de junho de 1994.

O principal objetivo da assessoria jurídica é criar ferramentas importantes para auxiliar uma empresa ou pessoa física com as questões judiciais, assumindo o papel importante nas responsabilidades legais de uma organização, como os tributos de um uniforme nr10.

Além do mais, a assessoria jurídica assume a representação de todos os procedimentos legais, o que possibilita a concentração do seu cliente na parte central do negócio, mantém o foco da empresa nas ações estratégicas e auxilia no diferencial competitivo.

O serviço de assessoria jurídica é prestado com um contrato mensal e está alinhada com o serviço de consultoria jurídica, que tem como objetivo trabalhar na prevenção e aconselhamento, enquanto a assessoria  jurídica atua em situações consolidadas.

Qual a importância da assessoria jurídica?

A assessoria jurídica assume a responsabilidade de agir de maneira ativa, evitando processos judiciais e possíveis complicações que uma empresa possa ter. Diferente do advogado comum, que atua diretamente com problemas judiciais.

Entretanto, a assessoria jurídica vai muito além de cuidar dos procedimentos legais da organização. Ela é uma importante vantagem estratégica para as empresas, uma vez que consegue lidar com questões relacionadas ao jurídico e, claro, ao legislativo.

De fato: todas as empresas precisam criar e assinar contratos, ter conhecimento das normas referentes ao seu ramo de atuação, como uma empresa de tratamento de água, e saber quais impostos e taxas tributárias devem ser pagas.

Portanto, apostar na assessoria jurídica contribui com a redução de problemas a longo prazo, que geram custos significativos e podem influenciar o investimento em ações estratégicas e duradouras.

Conclusão

Por fim, ser assegurado por uma assessoria jurídica é cada vez mais importante, e pode ter certeza que essa atividade não é um custo desnecessário, mas investimento e segurança de patrimônio.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros, Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Assessoria Jurídica Importância Empresas Estatuto da Advocacia

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/qual-a-importancia-da-assessoria-juridica-nas-empresas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid