Por que utilizar o chatbot em escritórios de advocacia?

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

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Reprodução: Pixabay.com

O uso de software de chatbot vem sendo cada vez mais desenvolvido para atender as mais diferentes demandas do comércio e prestação de serviços, principalmente com relação ao pronto atendimento, ou atendimento inicial.

Seu software de inteligência artificial é projetado com diversos mecanismos para atingir a satisfação do cliente no atendimento, como, por exemplo:

        Coleta de expressões de linguagem;

        Administração de vocabulário formal e informal;

        Atendimento rápido e espontâneo;

        Banco de coleta de dados para coleta de informação;

        Entre outros.

Devido sua evolução, abriu-se a possibilidade para a implementação do sistema chatbot em escritórios de advocacia. Nesse texto, vamos falar um pouco mais sobre como funciona o chatbot e as vantagens que o profissional da área terá ao adotá-lo.

O que é um chatbot?

Imagine que um usuário busque por bisnaga de plástico ao navegar na internet. Ao adentrar no site do fabricante e se deparar com um inbox automático, como uma conversa aleatória com um representante da empresa, por exemplo, é um chatbot.

Esse sistema vem passando por aprimoramentos e adotando comandos cada vez mais inteligentes para promover o respaldo de atendimento ao cliente durante a navegação. Ele pode sanar dúvidas comuns de maneira rápida, clara e precisa, além de fazer uma filtragem e coleta de informação para atendimento humano.

Mas porque o chatbot é importante para escritórios de advocacia?

O segmento de advocacia é um dos mais concorridos do Brasil. De acordo com um estudo levantado pelo Censo de Educação Superior e publicado em 2019 pela Jusbrasil, mostra que o Brasil é o 3º país com mais advogados em números absolutos, ficando atrás apenas de Índia e Estados Unidos.

Logo, em meio a grande concorrência, é necessário se organizar e utilizar os diversos mecanismos disponíveis para filtrar clientes e promover um atendimento de maneira adequada e satisfatória.

O chatbot é uma forma de municiar o profissional de advocacia em um atendimento mais rápido e efetivo.

Vamos supor que o proprietário de uma empresa fabricante de manta asfaltica para telhado, precise encontrar um advogado para uma ação judicial. Ele pode estar fazendo uma ronda na internet e da forma que encontrou seu site, também encontrará outros profissionais.

Apresentar um pronto atendimento durante a navegação, utilizando mecanismos de inteligência artificial para boa conversação e estimulando que o cliente escreva suas necessidades para um contato futuro, é uma excelente estratégia para ganhar notoriedade do cliente.

A principal intenção é reter o maior número de interessados nos serviços advocatícios e poder preparar-se previamente para contatar o cliente. Quando o advogado já tiver ideia do que está ocorrendo com o caso do cliente, ele conseguirá dar um atendimento mais conciso e perspicaz.

O atendimento 24 horas do chatbot

Outro ponto que o profissional de advocacia deve considerar para fazer o investimento no sistema de chatbot é o atendimento 24 horas, durante 7 dias por semana.

Isso quer dizer que, se o proprietário de uma empresa de descarte de lixo eletrônico estiver procurando um advogado no final de semana para iniciar uma ação judicial, ele já passará por uma espécie de triagem para o atendimento mais breve possível.

Esperamos que esse texto tenha proporcionado uma perspectiva de como o chatbot poderá vir a ser útil em sua prestação de serviços. Compartilhe essa ideia com sua equipe de advogados e fique ligado para receber mais dicas.

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