O que você precisa saber sobre as devoluções de compras online?
Você já comprou algum produto e por algum motivo se arrependeu ou não gostou? Já precisou trocar por defeito ou problemas com o vendedor? Grande parte das pessoas, arrisco até dizer todo mundo, já deve ter tido problemas com alguma compra, é por isso que entender seus direitos como consumidor e da empresa vendedora é importante.

Você já comprou
algum produto e por algum motivo se arrependeu ou não gostou? Já precisou
trocar por defeito ou problemas com o vendedor? Grande parte das pessoas,
arrisco até dizer todo mundo, já deve ter tido problemas com alguma compra, é
por isso que entender seus direitos como consumidor e da empresa vendedora é
importante.
É preciso que as empresas que realizam vendas nas lojas online, saibam suas responsabilidades também, seja qual for o item anunciado, um toldo articulado, aparelho eletrodoméstico ou qualquer outro item.
Devoluções de compras online: tudo o que você precisa saber
Certamente alguma vez você já deve ter comprado um produto pela internet e se arrependido quando ele foi entregue, certo? É a famosa foto ilustrativa que não condiz com o que é realmente enviado para o consumidor.
Já pensou comprar brindes corporativos para sua empresa, em grandes quantidades e quando
chegarem sejam de formatos, tamanho, material ou até mesmo cores diferentes do
que foi negociado com o vendedor? É por isso que existem as leis do consumidor.
Mas também pode
acontecer por descuido não ler o descritivo do anúncio e acabar comprando algo
diferente do esperado, então entender quais são as regras para devoluções de
compra online é importante.
De acordo com o
código de defesa do consumidor, as devoluções são obrigatórias quando o item
adquirido apresenta defeitos ou vícios. Isso serve também para os produtos que
são vendidos diferentes do que está apresentando em seu anúncio de venda.
Mas é preciso se
atentar aos prazos, pois a pessoa tem até 30 dias para realizar reclamações se
o produto ou serviço não for durável e 90 para os que são duráveis. A empresa
que fez a venda, pode mandar este item para conserto e tem o prazo de 30 dias
para sanar o problema.
Caso este prazo passe, o consumidor pode exigir a substituição deste produto por um similar que esteja em boas condições ou receber o seu dinheiro de volta, o valor pago pelo item. Se preferir, pode fazer um abatimento do valor se escolher ficar com a mercadoria.
E para os produtos que não apresentam defeitos. Tenho direito de devolução?
Se você se arrependeu de comprar algo pela internet, por exemplo, entrou em um site e efetuou o pagamento para adquirir uma bobina de papel, mas quando recebeu identificou que não será mais necessário fazer o uso do produto, você também pode solicitar a devolução.
Essa situação se
enquadra no “direito do arrependimento”. Para quem faz compras online isso é
ótimo, porque às vezes uma compra feita pelo site pode gerar dúvidas diferente
de ir a uma loja física e ver o produto e tocá-lo.
Mas qual o prazo
para fazer a devolução caso me arrependa da compra? Exatos 7 dias. Esse prazo
começa a valer a partir do momento em que é recebido o produto, ou seja, que
ele é entregue.
Com isso, é feito
todo um processo, avisar a loja online onde foi feita a compra e com isso,
gerar a logística reversa, dando ao consumidor a possibilidade de fazer a
devolução do item recebido.
É importante saber as regras e
obrigatoriedades quando há a necessidade de realizar uma devolução de compra
online.