Marketing jurídico: o que é e qual a sua importância?

O marketing jurídico consiste em um conjunto de estratégias que tem como objetivo fortalecer a imagem de um escritório ou advogado no meio digital.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A tecnologia integrou o mundo moderno, a comunicação se tornou mais elaborada e as informações são disseminadas com mais facilidade. Por isso, analisando o cenário empresarial, lidar com essas ações pode ser um grande desafio.

Diante de um contexto totalmente globalizado, hoje, é mais fácil ganhar visibilidade no mercado e se tornar conhecido. No entanto, ser copiado também. Afinal, a quantidade de empresas que oferecem o mesmo serviço é muito grande.

Além disso, com as mudanças de hábitos e o fácil acesso a informação, os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes. Pensando nisso, investir em estratégias do marketing jurídico é fundamental para escritórios e profissionais do ramo.

Vale destacar que o marketing jurídico tem conquistado cada vez mais espaço devido a alta competitividade de mercado, a quantidade de escritórios que oferecem o mesmo serviço e o desejo de uma melhor experiência de atendimento por parte do consumidor.

Porém, é normal que surjam algumas dúvidas: o que é marketing jurídico? Qual a sua importância? Bom, para responder a essas e outras perguntas, continue lendo este post!

O que é marketing jurídico?

O marketing jurídico consiste em um conjunto de estratégias que tem como objetivo fortalecer a imagem de um escritório ou advogado no meio digital - claro, sem interferir as normas estipuladas no Código de Ética da OAB.

Nesse sentido, o marketing jurídico visa a divulgação de um serviço seguindo as determinações legais, o relacionamento mais próximo com o público-alvo, a construção de uma imagem positiva no mercado e, claro, a fidelização do cliente.

Diante desse cenário, a metodologia do marketing jurídico exige planejamento e o desenvolvimento de boas estratégias. Dessa forma, é possível mensurar resultados efetivos e destacar a marca frente a concorrência.

Além disso, vale destacar que para alcançar bons resultados, é necessário que as ações estejam integralmente conectadas aos objetivos do escritório.

Por exemplo: o foco da empresa são ações trabalhistas, como um acidente causado por uma bomba centrífuga. Pensando nisso, as estratégias devem ser elaboradas por meio do segmento de atuação.

Por que o marketing jurídico é importante?

A transformação digital mudou as formas de se fazer negócio. Aliás, essas mudanças influenciaram, inclusive, o segmento jurídico. Por isso, listamos a importância do marketing jurídico nos dias atuais. Veja:

1. Oportunidades

O marketing digital é fundamental para a construção de novas oportunidades. Claro, a abordagem física ainda é uma prática muito efetiva para a captação de cliente, porém, não é a melhor metodologia utilizada.

Pensando nisso, a aplicação de estratégias do marketing jurídico permite que você atinja um maior número de pessoas e feche novos negócios.

Afinal, os seus potenciais clientes já vão conhecer um pouco da sua área de atuação e os canais que você se comunica, mesmo que o seu serviço esteja concentrado em um nicho específico, como a assistência jurídica prestada a empresas de broca de aço rápido.

2. Relacionamento com o cliente

O marketing tem como base o relacionamento com o cliente. Até porque, a construção de uma boa relação é o fator determinante para a fidelização dos consumidores.

Sendo assim, abordar as práticas instituídas pelo marketing jurídico faz com que o seu relacionamento com o cliente seja muito mais próximo, além de despertar a admiração do consumidor pelo o seu trabalho.

Aliás, isso acontece mesmo com segmentos específicos, como uma empresa de tratamento de água.

3. Competitividade de mercado

Por fim, o marketing jurídico apresenta ótimos resultados, principalmente em relação a competitividade de mercado.

Em resumo, com a utilização da estratégia correta, o público prefere confiar no seu serviço do que arriscar investimentos na construção de um outro advogado.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso trabalhar a reputação da sua marca entre seus clientes e concorrentes.

Gostou desse assunto? Não deixe de recomendá-lo!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌


Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Marketing Jurídico Conjunto de Estratégias Fortalecimento Imagem Escriório

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/marketing-juridico-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid