Marketing de conteúdo jurídico: como começar?

Quer saber como começar a aplicar em seu negócio? Então continue nos acompanhando!

Fonte: Rafaela Ricardo

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Reprodução: Pixabay.com

Podemos afirmar que os profissionais do ramo jurídico notaram o aumento da competitividade.

Hoje em dia, a concorrência passou a ser acirrada, e por essa razão, apenas o marketing boca a boca e as referências não são mais o suficiente para alcançar novos clientes.

E a parte mais burocrática é que outras ações de marketing também são limitadas para os advogados. Isso, pois o Código de Ética delimita algumas normas e regras quanto a publicidade e propaganda dos serviços advocatícios.

Ou seja, uma estratégia de marketing realizada em uma empresa de placas de sinalização pode não ser efetiva para um escritório de advocacia, por conta das normas sobre divulgação, por exemplo.

E como maneira de se destacar diante da concorrência, o marketing para advogados, junto com o marketing de conteúdo, surgiram como uma questão de prioridade para os profissionais do ramo.

Além da sua estratégia ser efetiva, o marketing de conteúdo jurídico consiste na produção e compartilhamento de informações relevantes do ramo na internet. Quer saber como começar a aplicar em seu negócio? Então continue nos acompanhando!

1. Defina sua persona

O primeiro passo para utilizar o marketing de conteúdo jurídico é direcionado essa estratégia para um determinado público-alvo.

E uma das formas de saber quem é o seu público-alvo é por meio da persona. Por sua vez, a persona é uma representação do perfil do seu cliente ideal.

Esse perfil deve conter características como seu gênero, renda, faixa-etária, comportamentos, dentre outros fatores demográficos.

Com uma persona bem definida, as chances da estratégia do marketing de conteúdo serem eficazes também são maiores!

2. Invista em um material educativo

Uma das principais diferenças do marketing de conteúdo jurídico, para o marketing de conteúdo em outros segmentos, como para empresas de alpinismo industrial, por exemplo, é que na primeira ocasião, os materiais produzidos são educativos e promovem a conscientização das informações.

Isso, pois a maioria das pessoas interessadas no ramo jurídico buscam respostas para as suas perguntas.

E devido a isso, escrever conteúdos que eduque as pessoas sobre as questões jurídicas vai fazer com que o advogado ganhe mais credibilidade e se torne uma autoridade em seu ramo de atuação.

3. Tenha atenção a linguagem no marketing de conteúdo

Em uma indústria que fabrica elevador de escada, por exemplo, repassar informações dos processos produtivos também é uma tarefa difícil. Imagine ter que aprender sobre todas as etapas de fabricação do produto?

No ramo de direito, acontece exatamente a mesma coisa. Ou seja, as informações presentes no ramo jurídico, muita das vezes, podem parecer confusas diante do público-alvo em questão.

Os dados presentes em grande parte das questões jurídicas podem ser complexas até mesmo para os próprios advogados!

E pela informação não ser tão acessível para muitas pessoas, é muito importante que a linguagem seja simples e fácil de entender.

Especialmente quando o seu público-alvo não tem um conhecimento mais abrangente, é necessário escrever explicando cada detalhe e palavras próprias do setor.

3. Divulgue seu conteúdo

Por fim, de nada adianta escrever conteúdos relevantes e atualizados, se não há clientes para ler os materiais!

Por isso, mais uma dica é investir fortemente nos canais de divulgação, com o intuito de que o seu conteúdo alcance o maior número de público possível.

As redes sociais são uma ótima alternativa de divulgação, além dos links patrocinados, como o Google Adwords e Face Ads, por exemplo.

Agora que você já sabe como aplicar o marketing de conteúdo jurídico, o que está esperando para se destacar diante da concorrência e obter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

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