Maneiras simples de melhorar o atendimento no escritório e fidelizar clientes

Maneiras simples de melhorar o atendimento no escritório e fidelizar clientes.

Fonte: Lincoln Guilherme Copceski

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Reprodução: Pixabay.com

A boa relação pessoal e o atendimento são dois fatores essenciais para retenção e fidelização de clientes nos escritórios de advocacia. Nessas horas, o conhecimento técnico em direito é o que menos importa, pois se o atendimento não for bem feito, as chances de manter o cliente são bem inferiores.


O primeiro passo para realizar o atendimento ideal é saber o jeito certo de transmitir o conhecimento jurídico. Os advogados devem partir do princípio que grande parte dos clientes não conhece a linguagem técnica do direito, então, cabe a eles saber adequar esta linguagem e estabelecer uma comunicação simétrica. Ser compreendido é muito mais importante do que demonstrar conhecimento.


Ser proativo na relação com os clientes é outro ponto fundamental. É preciso lembrar que estamos prestando serviços e, por isso, devemos tomar a iniciativa na comunicação.


Faça questão de sanar todas as dúvidas de seus clientes, tentando sempre ser o mais didático possível. Eles têm que sentir constantemente que estão sendo ouvidos, portanto, seja sempre atencioso, proporcionando um atendimento humanizado. Entender o problema alheio e ter empatia é um dos principais fatores para a fidelização dos clientes.


A experiência do cliente enquanto está sendo atendido também deve ser levada em conta. Por isso, os pequenos agrados nunca são demais. Isso começa na área de espera: faça com que esse ambiente seja agradável para os clientes, fugindo do básico.


Uma boa maneira de agradar os clientes já nesta etapa é oferecer diferentes tipos de café através de cafeteira gourmet, dando a eles a possibilidade de escolher o tipo de cafezinho que vão tomar enquanto esperam. Parece algo básico, mas isso chama muito a atenção e ajuda a reforçar a qualidade do serviço, dando o toque de personalização.


Os brindes também valem a pena. Mesmo sendo uma estratégia antiga e consagrada do marketing jurídico, estes mimos são fundamentais para deixar a marca do escritório na mente do cliente. Uma simples caneta que remeta ao escritório pode fazer com que essa seja a primeira opção do cliente em um caso de necessidade futura. A criatividade ajuda ainda mais, então é válido pensar também em outros objetos.


O bom atendimento deve continuar mesmo quando os clientes não estão ativos. Ou seja, caso os antigos clientes tenham alguma pequena dúvida jurídica, não custa nada respondê-la despretensiosamente. Isso faz total diferença na boa relação com o escritório. Para os clientes mais recorrentes, vale a pena realizar pequenos serviços gratuitos, em uma espécie de garantia de fidelização.


Tudo o que citamos é capaz de proporcionar um atendimento transparente, crucial na boa relação com os clientes. A transparência gera confiança, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Por fim, essa confiança se transforma em fidelidade, concluindo com sucesso o processo de retenção dos clientes.


Fonte: Lincoln Guilherme Copceski

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