Criando uma ação de marketing de relacionamento em escritórios

Confira 4 formas de criar um marketing de relacionamento em escritórios de advocacia.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O marketing de relacionamento é uma ferramenta importantíssima para o mundo dos negócios. Afinal, essa é uma estratégia que visa aproximar clientes, criar um vínculo de relacionamento a longo prazo e torná-los grandes defensores da marca.

Dessa forma, os escritórios de advocacia não se limitam a aplicação do marketing de relacionamento como um meio de atrair novos clientes. Afinal, no âmbito jurídico, a principal forma de rentabilidade são as indicações e a captação de público-alvo.

No entanto, muitos advogados negligenciam o fato do marketing de relacionamento ser uma ação fundamental para o crescimento sustentável do negócio, uma vez que o Código de Ética da OAB estabelece algumas limitações voltadas a promoção e divulgação de imagem.

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, advogado, como criar uma estratégia de marketing de relacionamento assertiva sem infringir as determinações da OAB. Confira:

1. Mantenha a sua lista de contatos atualizada

O primeiro passo para criar uma ação de marketing de relacionamento é manter uma lista de contatos atualizada. Ou seja, além de conhecer muito bem os seus clientes, é preciso fornecer um atendimento humanizado, avaliando informações relevantes sobre eles.

Com isso, é preciso coletar dados e informações sobre o seu público-alvo, como gênero, principais necessidades, clientes que buscam por este serviço periodicamente, clientes que precisam de um serviço jurídico uma vez ou outra, etc.

Com as listas atualizadas, você pode utilizar uma abordagem correta e construir um vínculo próximo com o cliente, a fim de retê-lo e fidelizá-lo.

2. Aposte em programas de fidelização

Outra dica infalível para construir um bom relacionamento com o cliente é criar um programa de fidelização, oferecendo benefícios e brindes durante cada reunião ou atendimento prestado.

Você pode, por exemplo, utilizar as datas comemorativas para oferecer insumos para cerveja a clientes antigos, calendários, agendas, entre outras opções. O ideal é mostrar o quanto o seu escritório valoriza e se importa com o público.

3. Conte com canais de comunicação acessíveis

O profissional jurídico precisa saber ouvir os seus clientes, ter empatia perante seus problemas e fornecer soluções adequadas a realidade do público. Em resumo, o cliente precisa enxergar você e o seu escritório como elementos acessíveis.

Para isso, é fundamental contar com canais de comunicação acessíveis e práticos, que permitem o público expressar opiniões, oferecer feedbacks e melhorias, fazer críticas sobre aquecedor de água elétrico e comentários.

Nesse sentido, você pode apostar nas redes sociais, e-mail, telefone, WhatsApp Business, entre outras opções. O importante é fazer com que o público saiba que pode ser ouvido e, acima de tudo, respondido.

4. Não seja insistente

Por fim, é quase impossível falar sobre o marketing de relacionamento sem mencionar as abordagens invasivas. Inclusive, ser muito insistente ou invasivo pode desmotivar o cliente e afetar todo o relacionamento construído durante o processo.

Portanto, caso o cliente opte por outro advogado ou outro serviço de moldes de injeção, não insista. Deixe o seu serviço aberto para outra oportunidade e se disponha-se a sanar qualquer dúvida.

Gostou do nosso post sobre como criar uma ação de marketing de relacionamento em escritórios? Então, compartilhe com os amigos advogados e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Palavras-chave: Marketing de Relacionamento Escritórios de Advocacia Código de Ética da OAB Canais de Comunicação

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/criando-uma-acao-de-marketing-de-relacionamento-em-escritorios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid