Como saber se escolhi o ramo certo na advocacia?

Infelizmente, ninguém pode te ajudar a responder às questões pessoais envolvendo família e filho, pois apenas você pode fazer isso. No entanto, as voltadas para o profissional podem ser facilitadas ao responder perguntas simples. Continue acompanhando esse artigo e descubra alguns jeitos de analisar se escolheu o ramo certo na advocacia.

Fonte: Larissa Rhouse

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Assim que um adolescente entra no ensino médio, ele já começa a ser pressionado para decidir o que fazer na faculdade. Depois que entra na faculdade, a história muda um pouco, mas o desgaste não diminui, visto que querem saber sobre emprego, casamento, filhos, etc.


Agora, pensa em uma pessoa que decidiu seguir uma carreira com várias vertentes, como o Direito. Além de ter que lidar com todas as dúvidas anteriores, ela ainda vai ter que descobrir se escolheu o ramo certo na advocacia.


1. Você entende o ramo que escolheu?


No momento de definir qual é o melhor sistema de refrigeração para um comércio, o dono precisa entender muito bem as suas necessidades, visto que ele tem a opção de solicitar uma otimizada câmara fria, um freezer com um ótimo espaço de armazenamento ou apenas um balcão refrigerado pequeno.


O setor jurídico é um dos mais versáteis que existem, fazendo com que no momento de definir a área de atuação, um advogado possa optar por serviços ambientais, civis, contratuais, empresariais, penais, trabalhistas, tributários, entre vários outros, e o conhecimento aprofundado seja fundamental para garantir o sucesso.


No momento de fazer a escolha, pergunte a si mesmo: “eu conheço as principais informações sobre a área para prestar um serviço incrível para o meu possível cliente?”. Se a sua resposta for positiva, parabéns, você já está no caminho de assegurar que está no ramo certo na advocacia.


2. Você sente prazer no que faz?


Existe uma frase muito popular que diz: “Trabalhe com o que ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Bem, ela é capaz de fazer você analisar mais facilmente se você escolheu o ramo certo na advocacia. Como já citado, o Direito é dividido em várias áreas de atuação e algumas podem não fazer o seu perfil.


Suponhamos que você é um defensor ativo do meio ambiente, que adota todas as práticas possíveis e impossíveis para garantir a preservação da natureza. Você seria capaz de defender uma indústria acusada de cometer um crime ambiental? Mesmo que seja um erro “leve”, como o descarte incorreto de um motor Weg 2cv, você não ficará feliz. 


É exatamente por isso que é importante você identificar se o ramo que escolheu faz você sentir prazer. E saiba que isso não tem absolutamente NADA a ver com concordar ou não com a atitude de um cliente, pois nenhuma pessoa honesta compactua com os mesmo ideais de um criminoso, e sim de se sentir confortável trabalhando!


3. Você consegue imaginar um futuro nela?


Uma das perguntas que assombram muitos candidatos de processos seletivos de emprego é: “como você se vê daqui dez anos?”. Para muitas pessoas, fazer planos para o futuro é algo aterrorizante, principalmente se considerar que um adolescente “rebelde” de 17 anos hoje terá que ser um adulto responsável de 27 no final do prazo.


E se pararmos para analisar o atual cenário econômico e sanitário que vivemos no País, a resposta fica ainda mais difícil, cheio de incertezas e medos. Contudo, ela ainda é fundamental para identificar seus objetivos e metas pessoais e profissionais, que irão causar impactos diretos e indiretos.


Por exemplo, imagine que uma pessoa deseja realizar uma festa ao ar livre e no momento de decidir locar ou não tendas para eventos, ela optou pelo “não”. Se no dia o sol estiver excessivo, fazendo com que as pessoas passem mal, ou a chuva destruir toda a decoração e espantar os convidados, aquela sua decisão foi uma das responsáveis.


Por essa razão, a pessoa que deseja saber se escolheu o ramo certo na advocacia precisa pensar se consegue se imaginar nela no futuro. Se a resposta for “sim”, provavelmente a escolha foi assertiva. Porém, se você não consegue ver a si próprio com sucesso nela em alguns anos, é melhor repensar um pouquinho.


Gostou do nosso post sobre como saber se escolhi o ramo certo na advocacia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.


Conheça nossos softwares:


Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - gestão simples para seu escritório de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - legislação comentada e atualização!


Conheça os e-books dos nossos parceiros:


Editora Mizuno - https://ebooks.editoramizuno.com.br

Editora Gz - https://gz.jurid.com.br

Editora Noeses - http://noeses.lettore.com.br

Editora LTr - http://ltrdigital.com.br

Palavras-chave: Questões Pessoais Escolhas Ramo Certo Advocacia

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-saber-se-escolhi-o-ramo-certo-na-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid