Como gerenciar melhor as finanças do meu escritório de advocacia?

A profissão do advogado exige um controle extenso de todas as suas atividades, para que não cometa nenhuma falha no exercício profissional.

Fonte: Blog do Auxilium

Comentários: (0)




A profissão do advogado exige um controle extenso de todas as suas atividades, para que não cometa nenhuma falha no exercício profissional.


Assim, também existe uma preocupação do jurista com as finanças do seu escritório. Tal preocupação decorre do medo de não haver fluxo de caixa suficiente para saldar as dívidas correntes e eventuais.


Neste artigo trataremos de como podemos controlar melhor o caixa, além de aumentar a produtividade e lucratividade do escritório.


Acompanhe a lista de clientes e fornecedores


O advogado deve procurar ter um controle sempre atualizado de todos os seus clientes, além dos fornecedores que lhe oferecem o melhor preço para cada item.


Dessa forma, sempre que for necessário comprar algo, já saberá onde comprar, e terá menores gastos.


Além disso, sabendo o número de clientes e espécies de cada demanda, poderá se especializar em certas áreas com maior profundidade.


Portanto, o profissional deve sempre acompanhar o fluxo de caixa, controlando seus gastos e sabendo em que área deve investir mais do que em outras.


Monitore o que é gasto desnecessário


A partir do registro das movimentações financeiras é possível analisar com maior profundidade em o que e como está sendo gasto os lucros do escritório.


Assim sendo, se terá logo no primeiro relance das finanças o que está sendo gasto que pode ser poupado, ou seja, que não é estritamente necessário para suas atividades. Desta maneira, poderá fazer cortes em gastos desnecessários, aumentando o lucro do negócio.


Tenha um fundo de caixa


A movimentação financeira de um escritório de advocacia é extremamente volátil. Em alguns meses se nota contínuas entradas, mas em outros elas diminuem ou até se extinguem.


Entretanto, independentemente dos créditos recebidos, as despesas são contínuas, mês a mês.


Para solucionar tal problema, o profissional deve ter sempre um fundo de caixa no escritório. Através dele, em casos de escassez de recursos, se pode valer do mesmo, evitando-se a inadimplência.


Recomenda-se destinar sempre um percentual de cada valor recebido para ir para este fundo de caixa, prevenindo problemas futuros.


Tecnologia é nossa aliada


O advogado deve sempre estar se atualizando acerca das novas tecnologias, para que seu trabalho não se torne obsoleto.


Logo, para fazer um controle de suas finanças é altamente recomendável que o mesmo busque de novas tecnologias como sua aliada, tais como software de gestão de escritório.


Conclusão


Para alcançar maiores patamares profissionais, o advogado deve sempre buscar sua modernização.


Dessa forma, para melhorar controlar o caixa, existem novas tecnologias, como softwares, especializados na área de atuação do jurista.


Por conseguinte, o escritório de advocacia através das medidas sugeridas terá um aumento da produtividade e lucratividade.


Clique aqui para começar o seu teste gratuitamente!

Palavras-chave: Gerenciamento Finanças Escritório de Advocacia Produtividade Auxilium

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-gerenciar-melhor-as-financas-do-meu-escritorio-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid