Como fazer uma boa gestão em um escritório de advocacia?

Dessa forma, embora seja uma tarefa um pouco mais complexa, é possível, sim, cuidar das questões jurídicas e realizar uma boa gestão ao mesmo tempo. Mas, lembre-se: a administração exige tempo, paciência, boas estratégias e muita determinação.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Engana-se quem pensa que a rotina de um escritório de advocacia envolve apenas as questões jurídicas e legais. Na verdade, ela vai muito além da análise de processos e desenvolvimento de teses para auxiliar na defesa dos clientes.

Nesse sentido, os advogados precisam lidar com uma atividade relativamente nova: a gestão e a organização do escritório. Afinal, um escritório de advocacia é uma empresa como qualquer outra. Por isso, não se limita quando o assunto é a administração.

Dessa forma, embora seja uma tarefa um pouco mais complexa, é possível, sim, cuidar das questões jurídicas e realizar uma boa gestão ao mesmo tempo. Mas, lembre-se: a administração exige tempo, paciência, boas estratégias e muita determinação.

Pensando na importância de uma boa gestão para um escritório de advocacia, preparamos este post. Nele, você encontrará 4 dicas simples e muito eficazes para administrar o seu empreendimento de forma assertiva. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Faça um fluxo de caixa

O primeiro passo para cuidar da gestão do seu escritório é elaborar um fluxo de caixa. Nesse momento, você vai precisar registrar e controlar as finanças que entram e saem do escritório.

Certamente você está se perguntando: qual a importância do fluxo de caixa? Bom, a resposta é simples: ele permite que o advogado saiba todas as contas do escritório, bem como as receitas, principais despesas e até mesmo custos adicionais, como canecas para sublimação.

Portanto, é possível saber tudo o que precisa pagar, o que tem a receber, lançamentos futuros e outras movimentações financeiras, tanto de débito como de crédito.

2. Separe as finanças pessoais das profissionais

Outra dica muito importante é separar as finanças pessoais das profissionais. É muito comum, principalmente quando o advogado atua sozinho, que essa mistura aconteça. Por isso, atente-se a esse aspecto.

Desse modo, é importante mencionar que embora essa ação seja comum, não é a ideal, pois influencia no controle e planejamento do seu escritório.

Então, uma ótima alternativa é criar uma conta bancária para si e outra para o escritório, avaliando as despesas com cestade natal para os funcionários e os presentes da família, por exemplo.

3. Organize as despesas

A realização de uma boa gestão também depende de muita organização. Com isso, faça uma análise financeira do seu negócio, analisando quais são os gastos que podem ser cortados e onde o seu dinheiro pode ser investido de forma estratégica.

Quando você reduz custos desnecessários, o serviço se torna muito mais assertivo e eficiente. Mas lembre-se de avaliar tudo com muita cautela para não influenciar nas receitas, mesmo custos específicos, como correiastransportadoras.

4. Crie um bom relacionamento com o cliente

De fato, o cliente é a principal fonte de rentabilidade de qualquer empreendimento. Por isso, atender os clientes e potenciais clientes com qualidade deve ser prioridade no seu escritório de advocacia.

Em um mercado extremamente competitivo, o bom relacionamento com o cliente pode ser um diferencial, além de ser uma ótima estratégia de fidelização.

Não se esqueça de manter a sua gestão organizada para manter uma relação ativa com o cliente, mantendo-o sempre ciente sobre o andamento dos processos.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Palavras-chave: Boa Gestão Escritório de Advocacia Fluxo de Caixa Separação Finanças Organização Finanças

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-fazer-uma-boa-gestao-em-um-escritorio-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid