Como fazer uma boa gestão de crise na advocacia?

Confira 4 passos simples para fazer uma boa gestão de crise em escritórios de advocacia.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), causou uma série de impactos nos âmbitos econômico e empresarial do País. Com isso, a grande maioria das empresas se viu em uma situação de recessão, tendo que agir imediatamente para contornar a crise.

Dessa forma, escritórios de advocacia e profissionais do ramo jurídico também foram significativamente afetados. Afinal, o isolamento social aplicado como uma medida de combate ao vírus, transformou os modelos de trabalho e paralisou inúmeras atividades.

Para evitar um cenário conturbado, é fundamental apostar em uma gestão de crise assertiva. Isto é: profissionais e escritórios jurídicos precisam agir estrategicamente e seguir algumas medidas para lidar com a crise da melhor forma possível.

Pensando te auxiliar nessa tarefa, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, advogado, como fazer uma boa gestão de crise e contornar a recessão econômica. A seguir, listamos 4 passos simples. Confira:

1. Padronize a comunicação com a equipe

Não é novidade para ninguém que a comunicação interna é uma das ferramentas mais eficientes em uma gestão. Por isso, cabe aos advogados promovê-la e alinhar as informações internas e externas com a equipe.

Nesse sentido, é fundamental que todos os representes do escritório estejam munidos de informações, a fim de repassá-las de forma assertiva entre as equipes, fornecedores de aquecedor de água elétrico, clientes e até mesmo com veículos de imprensa.

Além disso, é preciso apresentar as medidas a serem aplicadas para minimizar os impactos da pandemia, o papel de cada colaborador nesse momento e a importância do espírito colaborativo para contornar a crise.

2. Elabore um manual de crise

Após informar devidamente a sua equipe, é importante contar com o auxílio destes colaboradores para elaborar um manual de crise, ou seja, o que deve ser feito e aplicado para evitar efeitos nocivos no ambiente interno da empresa.

Em resumo, um manual de crise é um documento que consta a lista de fraquezas e pontos fortes da empresa, quando e como agir diante das mais diversas situações e quais são os responsáveis de lidar com uma crise de insumos para cerveja, por exemplo.

3. Mantenha o funcionamento do escritório

Embora seja um momento conturbado, é interessante liberar os funcionários para trabalhar em home office. Afinal, uma das medidas mais eficientes no combate ao vírus é o isolamento social, que propagou o trabalho remoto em várias partes do mundo.

Dessa forma, libere o home office para a equipe, forneça todos os itens de trabalho necessários e faça reuniões periódicas. Lembre-se que os clientes ainda precisam de uma solução para o problema deles.

4. Converse com o público

Por fim, engana-se quem pensa que em um momento de crise não é importante manter a comunicação com o público-alvo. Na verdade, é fundamental mostrar o quanto ele é valioso e importante para o escritório.

Portanto, não deixe de comunicar expectativas e mostrar o que a companhia está fazendo para superar esse momento. O ideal é levar segurança aos clientes. Isso vale para qualquer nicho, mesmo os mais específicos, como empresas de tarugo de alumínio.

Gostou do nosso post sobre como fazer uma boa gestão de crise na advocacia? Então, compartilhe com os colegas advogados e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Crise Pandemia Covid-19 Boa Gestão Escritórios de Advocacia

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-fazer-uma-boa-gestao-de-crise-na-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid