Como cuidar das finanças de um escritório de advocacia

A saúde financeira do negócio também está vinculada a gestão financeira, uma vez que ela possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta utilização de recursos.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A gestão financeira de um escritório de advocacia deve ser realizada da mesma maneira de qualquer empresa mercadológica. No entanto, muitos profissionais do ramo acabam deixando a contabilidade de lado, o que acaba tornando as finanças um grande desafio.

Claro, não podemos deixar de considerar que administrar as finanças de um escritório não uma atividade simples e fácil. Afinal, os advogados são especialistas em questões jurídicas e, por outro lado, não apresentam habilidades prévias em aspectos administrativos.

Por isso, neste post, buscamos mostrar algumas dicas para você aplicar na gestão financeira do seu escritório. Antes disso, é fundamental entender a importância de uma boa administração financeira. Continue lendo!

Por que a gestão financeira é importante?

A gestão financeira é fundamental no desenvolvimento de qualquer empresa, independente de porte ou área de atuação. Afinal, ela permite a destinação correta dos recursos, o que proporciona um crescimento contínuo para a organização.

Diante disso, é possível realizar bons investimentos, obter um percentual maior de lucro e, claro, gerar um maior fluxo de caixa.

Além disso, a saúde financeira do negócio também está vinculada a gestão financeira, uma vez que ela possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta utilização de recursos.

4 dicas para cuidar das finanças de um escritório

A gestão financeira pode ser vista como um desafio. Em escritórios de advocacia, isso não é diferente. Então, continue lendo para conhecer algumas dicas de como cuidar das finanças do seu escritório!

1. Invista em outras áreas de estudo

É fato que, durante a sua graduação você não vai apresentar sobre como cuidar das finanças de um escritório. Portanto, busque ampliar a sua rede de estudos e conheça um pouco mais sobre economia, contabilidade e gestão de bomba centrífuga, por exemplo.

Pode parecer que não, mas a economia não busca apenas meios de controlar o dinheiro, mas sim ensina hábitos e comportamentos que podem ser aplicados ao seu cotidiano.

2. Separe as finanças pessoais de profissionais

Outra dica importante para cuidar das finanças é separar o âmbito pessoal do profissional. Em outras palavras, é necessário separar tudo que é do escritório e retire um percentual para os gastos pessoais.

Uma boa alternativa é criar contas bancárias separadas para os custos fixos do escritório, como a destinação de recursos para um novo molde de injeção de plástico. Conseguindo assim, manter as finanças em dia.

3. Utilize um software de gestão financeira

A tecnologia pode ser a sua maior aliada. Dessa forma, o mercado reúne uma série de softwares de gestão financeira, com aplicativos para facilitar as finanças e organizar, automaticamente, o fluxo de caixa.

Com a utilização de um software de gestão financeira, é possível gerar relatórios, encontrar opções de gerenciamento, identificar a sua maior fonte de gastos, programar pagamentos, entre outras ações.

4. Mantenha o controle diário das suas finanças

Nessa etapa, é fundamental que você deixe anotado a receita e saída do fluxo de caixa. Na verdade, essa é uma regra básica para o funcionamento da ferramenta, mesmo em dias com pouco movimento de vendas de broca de aço rápido, por exemplo.

Por isso, feche o caixa todos os dias, registre todo o orçamento e mantenha as informações atualizadas para obter uma análise mensal.

Portanto, se você tomar os devidos cuidados com a sua gestão financeira, em pouco tempo irá administrar o seu escritório da melhor maneira possível.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌


Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Finanças Gestão Financeira Escritório de Advocacia Correta Utilização Recursos

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-cuidar-das-financas-de-um-escritorio-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid