Advocacia 2022: Descubra quais são as tendências para o setor jurídico

Assim como acontece com os demais setores da economia, o segmento jurídico se transforma com o passar do tempo, já que as necessidades dos clientes mudam, bem como são alteradas e criadas novas leis que regem em diversos âmbitos, exigindo mais esforços de conhecimento e estratégia.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Assim como acontece com os demais setores da economia, o segmento jurídico se transforma com o passar do tempo, já que as necessidades dos clientes mudam, bem como são alteradas e criadas novas leis que regem em diversos âmbitos, exigindo mais esforços de conhecimento e estratégia.

Do mesmo modo que uma empresa fabricante de bomba centrífuga, o setor advocatício tem que ficar atento não somente às alterações na legislação, mas também às tendências para não perder oportunidades de crescimento.

Se quer descobrir quais são as principais tendências do segmento para 2022 e para os próximos anos, prossiga com a leitura.

Desafios enfrentados pelo setor jurídico na pandemia

A pandemia do coronavírus trouxe impactos para várias empresas. Os efeitos negativos foram sentidos tanto por pequenas organizações quanto por grandes indústrias, que sofreram com alta dos preços de materiais e atrasos na entrega de insumos básicos para, até mesmo, produzir uma caixa de papelão.

Como setor advocatício, a consequência da instalação da crise de saúde, fez aumentar consideravelmente a demanda de atendimentos a clientes como operadoras de saúde e consumidores de planos de saúde, devido a elevação de consultas e internações.

Além disso, com a necessidade de isolamento social, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto, o que trouxe dúvidas sobre a legalidade desse regime, que antes da pandemia, era bem menos tratado.

Enfim, o segmento jurídico teve como desafio se adaptar às urgências criadas pela crise de saúde.

7 principais tendências para o setor jurídico em 2022

1. Acompanhamento remoto: com a necessidade de isolamento social, os escritórios passaram a adotar softwares de monitoramento de demandas para acompanhar demandas. A inserção desse tipo de tecnologia deve seguir forte.

2. Inteligência artificial: para melhorar a gestão de documentos, contratos, entre outras atividades, os escritórios têm apostado em sistema de inteligência artificial, que resulta em otimização do tempo e mais produtividade.

3. Atendimento mais humanizado: uma tendência para 2022 e para os próximos anos é ter o cliente como centro das estratégias. A humanização do atendimento também é tendência em diversos segmentos.

4. Aumento da presença em redes sociais: assim como uma empresa especializada em batedeira industrial usa as redes sociais para aumentar as vendas, os investimentos em marketing e aumento da presença digital é também a forma que advogados e escritórios se conectam melhor com os seus clientes e fechar novos negócios.

5. Direito digital: com o aumento da adoção de plataformas digitais, mais ataques cibernéticos acontecem. Por isso, o direito digital deve ser ainda mais procurado pelas empresas dos mais variados setores.

6. Sistemas de automação: para alcançar mais rapidez no atendimento, bem como elevar a capacidade produtiva, os investimentos em sistemas de automação vão fazer parte do cotidiano de pequenos e grandes escritórios advocatícios.

7. Lawtechs: na onda da transformação digital nos escritórios, as lawtechs e legatechs, que são startups que produzem soluções para o segmento jurídico, como softwares, ferramentas, entre outros, devem ganhar mais notoriedade.

Como é possível constatar, as principais tendências para o futuro do setor jurídico é ser cada vez mais tecnológico.

Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Advocacia 2022 Tendências Setor Jurídico Futuro Tecnológico

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/advocacia-2022-descubra-quais-sao-as-tendencias-para-o-setor-juridico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid