5 dicas que te ajudarão a entender seu processo judicial

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado?

Fonte: Rafaela Ricardo

Comentários: (0)




Sabemos que há uma série de causas e problemas que nos deixam insatisfeitos e parece não ser justo. Seja por comprar um produto com defeito, como um stand para eventos, entre outros, ou por intrigas familiares, ou até mesmo por injustiças trabalhistas.

E como forma de sair dessas situações nada agradáveis, os processos judiciais servem como um meio de proceder quanto a uma injustiça.

Por meio das leis, normas e todo conhecimento acerca das áreas do direito, espera-se que um juíz de direito ou tribunal faça a escolha mais satisfatória para ambos os lados em atrito.

Como é necessário contratar um advogado e, junto com ele, fazer parte do processo judicial, nós elaboramos este post para te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre o processo judicial e como ele funciona, para que você possa lutar pelos seus direitos e ter sucesso!

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado?

1- O que é necessário para abrir um processo judicial?

Primeiro de tudo, se você se sente insatisfeito com uma determinada pessoa, grupo ou até mesmo uma empresa de etiqueta de segurança, por exemplo, para que seja possível abrir um processo judicial, é preciso procurar um advogado particular, podendo ser da própria escolha e interesse, ou também acionar a defensoria pública.

Nos dois casos, é importante reunir com antecedência todos os documentos e provas, para que seja possível justificar o motivo de abertura do determinado processo judicial.

Inicialmente a pessoa precisa procurar um advogado particular ou a defensoria pública. Depois ela precisa reunir documentos e provas para justificar o porque ela está abrindo aquele processo.

2- É possível entrar em dois ou mais processos judiciais?

Sim. Você pode processar duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. Isso somente dependerá da sua insatisfação com determinada pessoa física ou empresa.

Ou seja, se você comprou placas de sinalização em uma empresa, e produtos de decoração em outra empresa, é possível entrar em dois processos, e também com o mesmo advogado se for da sua preferência!

No entanto, para que seja possível todas as pessoas entrarem juntas em um único processo judicial, é necessário que o assunto e pauta e sejam os mesmos entre ambas as partes.

3 - Posso trocar de advogado no meio do processo judicial?

Sim. Caso você não esteja satisfeito com seu advogado, é possível trocá-lo, mesmo que no meio do processo judicial.

No entanto, é importante ressaltarmos que será essencial reunir no processo um documento que comprove que aquele determinado advogado não faz mais parte do seu processo judicial.

Esse documento é conhecido como renúncia ou substabelecimento. Além disso, é importante que o advogado seja pago durante os serviços prestados.

4- É preciso pagar para entrar com um processo judicial?

Se você recebe até 2 salários mínimos em média, é possível realizar o processo judicial por meio da defensoria pública. Nesta situação, o processo irá sair de graça.

Porém, se você possui uma renda maior que isso, é necessário procurar um advogado particular.

5- Quanto tempo demora um processo judicial?

Os processos judicial não possuem previsão padronizada. Normalmente, isso depende do órgão responsável, dos juízes, da própria legislação, do estado, entre outras séries de fatores.

Resumindo, cada caso é particular e deve ser tratado com atenção e cuidado, e por isso, o tempo não é a principal prioridade, mas sim, a melhor satisfação possível entre ambas as partes.

Agora que você sabe tudo sobre as principais dicas para entender com precisão o seu processo judicial, o que está esperando para lutar pelos seus direitos e obter sucesso? Gostou do nosso conteúdo?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Dicas Entendimento Processo Judicial Contratação Advogado Demora Tempo Pagamento

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/5-dicas-que-te-ajudarao-a-entender-seu-processo-judicial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid