4 maneiras de cuidar das finanças de um escritório de advocacia

O primeiro passo para cuidar das finanças do seu escritório é monitorar os gastos, ou seja, analisar todas as despesas e receitas do empreendimento.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A administração de um escritório de advocacia não é uma atividade simples. Afinal, os advogados são especialistas em questões judiciais e, por isso, a gestão financeira e o controle do orçamento podem ser grandes desafios dentro do cenário jurídico.

Contudo, é importante mencionar que cuidar das finanças de um escritório de advocacia exige paciência, determinação e controle por parte do profissional. Além de claro, entender os elementos básicos para monitorar o departamento financeiro do negócio.

No entanto, muitos profissionais deixam a gestão financeira de lado, negligenciando o controle do orçamento e a expansão dos investimentos. Mas, saiba que essa situação pode interferir significativamente no desenvolvimento do seu escritório.

Pensando na importância da gestão financeira, listamos neste post 5 dicas simples para auxiliar você, advogado, a cuidar das finanças do seu escritório de advocacia e, consequentemente, expandir as oportunidades de negócios. Boa leitura!

1. Controle de gastos

O primeiro passo para cuidar das finanças do seu escritório é monitorar os gastos, ou seja, analisar todas as despesas e receitas do empreendimento. Aliás, vale incluir, inclusive, custos adicionais, como a manutenção das molas de compressão do escritório.

Nesse momento, é interessante listar, em uma planilha ou bloco de notas, os custos fixos, como: água, luz, telefone e internet. Com essa análise, é possível identificar de que forma o seu dinheiro está sendo gasto.

Além disso, com essas informações em mãos, você pode determinar onde é necessário cortar gastos, quais áreas precisam de investimento e se existe a necessidade de realocar recursos e orçamentos.

2. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental em qualquer empreendimento. Aliás, é essa ferramenta que irá determinar metas, objetivos a serem seguidos. Por isso, é possível mencionar a importância do planejamento para o crescimento contínuo do escritório.

É preciso, nessa etapa, se questionar: quais são os objetivos do escritório a curto, médio e longo prazo? Qual o caminho ideal para alcançá-los? Quais são as estratégias para proporcionar visibilidade?

Depois disso, concentre-se em direcionar os investimentos e força de trabalho em pontos essenciais, como a aplicação de lixeira com pedal.

3. Torne a tecnologia a sua aliada

Certamente você já ouviu falar sobre as planilhas de controle de caixa e documentos importantes para monitorar as finanças, certo? Mas, tudo isso pode ser muito trabalhoso e exigir boa parte do seu tempo.

Por isso, aposte em um software de gestão, com ele, é possível facilitar os processos por meio de uma série de recursos, como: fluxo de caixa, demonstrativos e relatórios, além de permitir o compartilhamento de informações com os profissionais do escritório.

4. Tenha uma reserva

Por fim, outro aspecto importante e que deve ser analisado é o fundo de caixa. Afinal, em momentos de crise, por exemplo, os escritórios passam por uma demanda menor, mas as contas não param.

Pensando nisso, o fundo de caixa, por sua vez, pode auxiliar a empresa a custear as despesas em situações emblemáticas, como os custos com locação de empilhadeira. Portanto, avalie o cenário e considere contar com a ferramenta.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Escritório de Advocacia Cuidado Finanças Monitoramento Gastos Análise Despesas Receitas

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/4-maneiras-de-cuidar-das-financas-de-um-escritorio-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid