4 dicas para organizar o departamento jurídico da sua empresa

Confira como organizar o departamento jurídico da sua empresa em 4 passos simples.

Fonte: Beatriz Barros

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

É comum observar que muitos gestores enfrentam o desafio de organizar o departamento jurídico de uma empresa de maneira assertiva. No entanto, vale mencionar que essa atividade não precisa ser um bicho de sete cabeças, muito menos um grande pesadelo.


Em geral, o departamento jurídico conta com uma alta demanda de trabalho e, por isso, precisa do auxílio de muitos profissionais. Com isso, delegar tarefas e organizar funções pode não ser uma das atividades mais simples de gestores e líderes.


A boa notícia é que organizar o departamento jurídico do seu negócio não exige grandes esforços ou investimentos. Na verdade, é necessário apenas determinação, pensamento estratégico e a divisão de tarefas.


Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas simples para que você possa organizar o departamento jurídico da sua empresa e deixá-lo ainda mais ágil, otimizado, funcional e eficiente. Continue lendo e confira!


1. Defina metas e faça um planejamento estratégico


Organizar é sinônimo de saber o que se deseja alcançar. Quando o departamento jurídico está fora de controle e os prazos não são entregues no dia correto, é fundamental fazer uma análise de quais são os principais desafios do setor e quais seriam as soluções.


Para isso, faça a definição de metas e objetivos e engaje o seu departamento jurídico em cada um deles. Mas lembre-se de estudar os problemas em questão, a fim de solucioná-los de uma única vez. Isso vale para qualquer nicho, como serviço de solda.


2. Crie uma rotina


Muita gente encara a rotina como uma prática negativa. No entanto, ela é a principal responsável pelo sucesso do seu departamento jurídico, uma vez que estabelece regras e atividades a serem realizadas durante o dia.


Além disso, quando o departamento jurídico atua em função da padronização e da otimização de processos, torna-se mais simples contornar situações inesperadas e impedir que as demandas fujam do controle.


Em outras palavras, sem a rotina, as funções podem fugir do controle, afetando não só o rendimento do setor, mas também os resultados do seu negócio. Isso vale para qualquer tarefa, como catalisador para tinta.


3. Faça reuniões


A comunicação é um elemento fundamental no ambiente de trabalho, principalmente quando falamos de um setor que conta com uma grande quantidade de demandas e, claro, prazos.


Por isso, uma ótima saída é promover reuniões no início e no final da semana, a fim de identificar as atividades a serem realizadas e, posteriormente, saber se elas foram concluídas com êxito.


Dessa forma, você consegue alinhar as informações necessárias, além de passar um feedback para os colaboradores. Isso vale para qualquer empresa, como marcas que atuam com filtro de ar.


4. Use a tecnologia


Por último, a tecnologia pode contribuir - e muito! - com a organização do seu departamento jurídico. Isso porque ela oferece suporte para o controle de prazos, desenvolvimento de projetos, análise de processos… Enfim, são infinitas possibilidades!


Além disso, uma vez que a tecnologia auxilia na execução de tarefas simples, torna-se possível ‘’liberar’’ os funcionários para atividades estratégicas. Assim, fica mais simples realizar atividades que realmente exijam raciocínio.


Gostou do nosso post sobre como organizar o departamento jurídico da sua empresa? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ Soluções‌ ‌Industriais‌.‌


Conheça nossos softwares:


Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.


Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!


Biblioteca Digital GZ (http://gz.jurid.com.br/)

Palavras-chave: Departamento Jurídico Dicas Organização Empresa

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/4-dicas-para-organizar-o-departamento-juridico-da-sua-empresa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid