4 dicas para construir um bom relacionamento com o cliente

Saiba como construir um bom relacionamento com o cliente em 4 passos.

Fonte: Beatriz Barros

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Reprodução: Pixabay.com

O bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o consumidor não só contribui para o aumento das receitas, mas também tem o poder de disseminar (ainda que involuntariamente) a companhia no mercado.

Além disso, um bom relacionamento com o cliente faz com que você saia um passo à frente dos concorrentes. Isso porque, quando a equipe de trabalho oferece uma experiência de compra agradável para o público, as chances dele voltar a fazer negócio são maiores.

No entanto, não basta apenas ser educado ou oferecer um ''cafezinho'' para o cliente durante as reuniões, é necessário ir além: seja empático, coloque-se no lugar dele e apresente soluções efetivas para o problema levantado.

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas simples para que você possa construir um bom relacionamento com o cliente. Quer ficar por dentro do assunto? Continue lendo e confira!

1. Seja empático

Como mencionamos acima, ser empático é fundamental para mostrar que você compreende e se preocupa com o cliente. Ou seja, na hora de se relacionar com ele, você não deve pensar no processo de vendas, mas sim no que o seu consumidor precisa.

Sendo assim, é importante pensar: quais são as necessidades do cliente? Como ele gostaria de ser tratado? O que precisa ser feito para oferecer uma boa experiência de compra e, principalmente, de atendimento?

Vamos imaginar que você trabalhe com disco abrasivo. Assim, não foque o discurso na sua empresa. Esqueça a ideia de que ela é maravilhosa, incrível e etc. Entenda a demanda do cliente e coloque-se à disposição para ajudá-lo.

2. Aposte em confiança

Embora pareça uma dica simples, vale mencionar que a confiança é a base para construir qualquer relacionamento. Ao buscar um contato mais próximo com o cliente, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é essencial para a marca.

Dessa forma, é fundamental acompanhar de perto todos os processos que levam o cliente para uma decisão de compra. Lembre-se de pequenos detalhes na hora de esclarecer dúvidas e questionamentos.

Suponhamos que você trabalhe com alpinismo industrial. Então, foque em deixar o consumidor confortável antes mesmo da compra ser finalizada. Mantenha o relacionamento próximo e seja cuidadoso, educado e gentil.

3. Resolva problemas rapidamente

Outro ponto fundamental para construir um bom relacionamento com o cliente é a capacidade da empresa em solucionar problemas. Imagine só a seguinte situação:

Você alugou uma impressora em uma loja de outsourcing de impressão. No entanto, o item que chegou à sua casa não foi o pedido. Certamente você entrou em contato com a marca. A forma que a loja irá conduzir a situação fará com que você volte a fazer negócios com ela.

4. Peça feedbacks

Por fim, feedbacks são muito importantes para que você possa entender o que precisa ser mudado ou melhorado em relação ao atendimento. Então, peça um retorno dos clientes e avalie cada feedback recebido.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções ‌‌Industriais‌.

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