4 dicas para construir um bom relacionamento com o cliente
Saiba como construir um bom relacionamento com o cliente em 4 passos.
O bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o consumidor não só contribui para o aumento das receitas, mas também tem o poder de disseminar (ainda que involuntariamente) a companhia no mercado.
Além disso, um bom relacionamento com o cliente faz com que você saia um passo à frente dos concorrentes. Isso porque, quando a equipe de trabalho oferece uma experiência de compra agradável para o público, as chances dele voltar a fazer negócio são maiores.
No entanto, não basta apenas ser educado ou oferecer um ''cafezinho'' para o cliente durante as reuniões, é necessário ir além: seja empático, coloque-se no lugar dele e apresente soluções efetivas para o problema levantado.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas simples para que você possa construir um bom relacionamento com o cliente. Quer ficar por dentro do assunto? Continue lendo e confira!
1. Seja empático
Como mencionamos acima, ser empático é fundamental para mostrar que você compreende e se preocupa com o cliente. Ou seja, na hora de se relacionar com ele, você não deve pensar no processo de vendas, mas sim no que o seu consumidor precisa.
Sendo assim, é importante pensar: quais são as necessidades do cliente? Como ele gostaria de ser tratado? O que precisa ser feito para oferecer uma boa experiência de compra e, principalmente, de atendimento?
Vamos imaginar que você trabalhe com disco abrasivo. Assim, não foque o discurso na sua empresa. Esqueça a ideia de que ela é maravilhosa, incrível e etc. Entenda a demanda do cliente e coloque-se à disposição para ajudá-lo.
2. Aposte em confiança
Embora pareça uma dica simples, vale mencionar que a confiança é a base para construir qualquer relacionamento. Ao buscar um contato mais próximo com o cliente, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é essencial para a marca.
Dessa forma, é fundamental acompanhar de perto todos os processos que levam o cliente para uma decisão de compra. Lembre-se de pequenos detalhes na hora de esclarecer dúvidas e questionamentos.
Suponhamos que você trabalhe com alpinismo industrial. Então, foque em deixar o consumidor confortável antes mesmo da compra ser finalizada. Mantenha o relacionamento próximo e seja cuidadoso, educado e gentil.
3. Resolva problemas rapidamente
Outro ponto fundamental para construir um bom relacionamento com o cliente é a capacidade da empresa em solucionar problemas. Imagine só a seguinte situação:
Você alugou uma impressora em uma loja de outsourcing de impressão. No entanto, o item que chegou à sua casa não foi o pedido. Certamente você entrou em contato com a marca. A forma que a loja irá conduzir a situação fará com que você volte a fazer negócios com ela.
4. Peça feedbacks
Por fim, feedbacks são muito importantes para que você possa entender o que precisa ser mudado ou melhorado em relação ao atendimento. Então, peça um retorno dos clientes e avalie cada feedback recebido.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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