MP nº 936 – STF e a Participação do Sindicato

O presente texto fala sobre a Medida Provisória nº 936.

Fonte: Daniel Bijos, Filipe Souza e Nayara Bonfim

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Visando reduzir os impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia ocasionada pelo Convid-19, especialmente nas relações de trabalho, o Governo Federal editou duas Medidas Provisórias, quais sejam, nº 927/2020 e nº 936/2020.


Entretanto, entidades sindicais representantes de categorias profissionais e partidos políticos, ajuizaram perante o Supremo Tribunal Federal (STF) diversas ADI’s – Ação Direta de Inconstitucionalidade com o objetivo de impugnar as Medidas Provisórias destacadas, no todo ou em parte, alegando que elas ferem a Constituição Federal da República.


Neste contexto, merece destaque a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6363, em face da Medida Provisória 936/2020, com pedido de concessão de liminar e Relatoria do Ministro Ricardo Lewandowski. Nela, o Partido Rede Sustentabilidade cita ofensa aos artigos 7º, incisos VI, XIII e XXVI, e , incisos III e VI, da Constituição Federal.


Em suma, o argumento utilizado é de que a suspensão do contrato de trabalho ou redução de salário e jornada podem ser efetivadas tão somente por meio de negociação coletiva com a participação do Sindicato da categoria do empregado, excluindo o permissivo previsto em referida MP que autoriza a realização de acordos individuais entre empregado e empregador, em determinadas hipóteses.


Após análise preliminar da ação, o Ministro Relator, em  06/04/2020, deferiu medida cautelar para que os acordos individuais de redução de jornada e salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho, além da comunicação ao sindicato laboral, no prazo de até dez dias corridos, contado da data de sua celebração, a respectiva entidade de classe, querendo, deflagre a negociação coletiva ou, caso fique em silêncio, importará em anuência com o acordado pelas partes.


A partir de então, estabeleceu-se um certo cenário de insegurança jurídica, uma vez que a MP, em seu texto expresso, prevê tão somente que o Sindicato seja cientificado, mas não que ele faça parte da negociação nos casos em que há autorização para acordos individuais entre empregado e empregador.


Assim, teria o STF condicionado todos os acordos ao crivo do Sindicato, de modo que, apenas serão validos se, no período de 10 (dez) dias, a entidade de classe participar da negociação ou, ficando inerte, seu silêncio importará em concordância.


O Advogado Geral da União recorreu desta decisão e, em 13/04/2020, o Ministro Relator esclareceu que, os eventuais acordos individuais já celebrados entre empregadores e empregados produzem efeitos imediatos, a partir da assinatura pelas partes.


Contudo, ressalvou a possibilidade de adesão, por parte do empregado, à convenção ou acordo coletivo posteriormente firmados, os quais prevalecerão sobre os acordos individuais, naquilo que com eles conflitarem, uma vez que deve ser aplicada ao empregado a norma que lhe for mais favorável.


Apenas na inércia dos sindicatos é que permanecerão, integralmente, os acordos individuais tal como pactuados originalmente pelas partes.


Essa decisão será levada a julgamento dos demais Ministros do STF, no dia 16/04/2020, ocasião em que poderão com ela concordar ou propor outra interpretação.


Autores: Daniel Bijos, Filipe Souza e Nayara Bonfim, advogados da LBZ Advocacia


Enviado por Cibele Martins - Saife Comunicação

Palavras-chave: CF STF Participação do Sindicato Medida Provisória nº 936

Deixe o seu comentário. Participe!

apoiadores/mp-no-936-stf-e-a-participacao-do-sindicato

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid