Digitalização dos processos jurídicos: divórcio online

O texto fala sobre o divórcio online e a digitalização dos processos jurídicos.

Fonte: 3MIND – Agência de Marketing Jurídico

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O comentário de que os divórcios aumentariam com a pandemia, por conta do tempo extenso que casais teriam que passar juntos, surgiu como uma brincadeira, piada. Depois de alguns meses em isolamento social, a busca por divórcio no Google aumentou consideravelmente, e com ela uma indagação: é possível fazer o divórcio online?


A resposta é simples e direta: sim! A facilidade da tecnologia e da digitalização chegou também à dissolução de casamentos e ao direito de família. Há algumas considerações no divórcio online, além de requisitos para que ele seja possível.


Para entender melhor todo o processo, é importante saber a diferença entre os três tipos de acordo: divórcio consensual, extrajudicial e litigioso.


O divórcio consensual é quando o casal está em concordância em relação a todos os termos da separação, ou seja, não há objeções com que se preocupar, mas ainda há a participação de um juiz no processo. 


O litigioso é o exato oposto deste - quando não é possível chegar a um acordo ou quando um dos cônjuges não quer a separação.


O divórcio extrajudicial é similar ao consensual, quando ambas as partes estão de acordo, acontece de forma amigável e não exige envolvimento de um juiz, contanto que não existam filhos menores de idade envolvidos.


Nestes casos, o divórcio é realizado por escritura em cartório, e pode ser finalizado em até cinco dias. É a modalidade mais rápida.


H2 - Quais modalidades de divórcio podem acontecer online?


O divórcio online exige que os cônjuges estejam de acordo e não haja conflitos ou filhos menores. Não pode haver tampouco nenhuma pendência do casal com a justiça. Assim, a modalidade que pode ser feita online é a extrajudicial, sem envolvimento de um juiz.


Ainda assim, a justiça exige que um advogado acompanhe o processo, e estabelece algumas medidas de segurança como chamadas de vídeo para que as identidades das partes sejam confirmadas, e também para que os cônjuges dêem seu consentimento de forma clara a todos os termos. 


O passo a passo é bem simples: 


Solicitar um certificado de notariado online, o e-notariado, com um cartório credenciado


Documentos necessários: comprovante de endereço e identidade


E-notariado emitido, fazer login no https://www.e-notariado.org.br/customer e iniciar o pedido de divórcio 


Seguir orientações, participar das chamadas de vídeo, assinar documentos com assinatura digital (LINKAR POST 1)


Se todos os requisitos do divórcio extrajudicial forem cumpridos, o prazo é o mesmo do presencial: cinco dias úteis. É possível também iniciar os pedidos desta maneira e depois se apresentar diante de um juiz, no caso do divórcio consensual, como quando há filhos menores envolvidos. 


H2: Benefícios da digitalização dos processos Jurídicos


A tecnologia está de fato invadindo o direito e gerando inúmeras mudanças - para melhor. Pode-se pensar que aplicar inovações e avanços tecnológicos beneficie os grandes órgãos públicos, principalmente o judiciário, mas a verdade é que o impacto é também significativo para advogados dentro de escritórios.


A digitalização do acervo de documentos e processos jurídicos brasileiros já é uma realidade. Assim como nos divórcios online, quando toda a documentação fica arquivada na nuvem, o PROJUDI, Processo Judicial Digital, foi oficializado em 2007, pouco após a promulgação da lei que alterou o Código de Processo Civil para permitir a digitalização de todo o processo judicial.


Desde então, tribunais ao redor do país deram início à transição, e em 2010 o STJ se tornou o primeiro tribunal do mundo a ser completamente digitalizado. O PROJUDI é gerenciado pelo Conselho Nacional de Justiça e busca administrar todos os trâmites de maneira mais eficiente e eficaz, poupando tempo e recursos de todas as partes envolvidas.


O objetivo final a ser alcançado é que todo o sistema judiciário brasileiro seja digital. Ou seja, aquela imagem tão conhecida de estagiários atravessando cidades com pilhas de processos está com seus dias contatos.


A transformação oferece uma série de benefícios, dentre eles: 


- Redução de burocracia 


- Acesso imediato aos processos, 24 horas por dia, inclusive durante recessos, fins de semana e feriados


- Acesso simultâneo ao processo: mais de um indivíduo pode visualizar o mesmo documento simultaneamente 


- Redução de prazos de diligências


- Tempo de tramitação médio de processos passará a ser de três meses (atualmente é de um ano)


- Economia de tempo e recursos de todas as partes envolvidas 


- Facilidade de acesso 


H2: Digitalização dos processos jurídicos e o Escritório Digital 


A tendência do trabalho remoto existe já há algum tempo, e com a recente pandemia do covid-19, o mundo foi forçado a se adaptar. Especialistas mensuram que houve um avanço de digitalização equivalente a anos neste período desde março de 2020, e áreas que ainda estavam distantes da realidade digital rapidamente se adequaram.


Não é diferente no direito, e a possibilidade de um escritório digital de advocacia tem vantagens relevantes para a prática, que facilitam o dia a dia e a prospecção de clientes; além de estar completamente alinhado à eficiência e acessibilidade advindas da digitalização do judiciário. 


O escritório digital de advocacia é aquele que digitaliza todas seus processos e práticas diários de funcionamento. Ou seja, o escritório pode funcionar e todas as informações podem ser acessadas por qualquer um, em qualquer lugar com acesso à internet. 


Algumas características dos escritórios digitais são: 


- Trabalho remoto 


- Gestão de pessoal focado em cumprimento de tarefas


- Marketing digital


- Atendimento aos clientes e negociação online 


- Gestão de documentos e conhecimento na nuvem


- Fechamento de contratos online 


Estas características são grandes facilidades que permitem vantagens a este formato de escritório de advocacia, como redução de custos de operação, flexibilidade de trabalho para equipe, possibilidade de gerenciar o escritório à distância, sem obstáculos e a grande sacada: poder atender clientes de qualquer região, remotamente. 


H2: Marketing Jurídico para captar mais clientes


Depois deste texto ficou claro que a transformação digital chegou para ficar no direito, certo? E que ela também abrange prospecção, captação, e contato com clientes. Os resultados possíveis com o uso de uma estratégia sólida de marketing jurídico digital são impressionantes - são mais de 100 milhões de buscas mensais por soluções no Google, por exemplo. 


Aproveite esse mar de infinitas possibilidades jurídicas para captar mais clientes para o seu escritório de advocacia. Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil.


Por isso a 3MIND também oferece cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!


Fonte: 3MIND – Agência de Marketing Jurídico

Palavras-chave: Digitalização Processos Jurídicos Divórcio Online CPC/2015 Marketing Jurídico

Deixe o seu comentário. Participe!

apoiadores/digitalizacao-dos-processos-juridicos-divorcio-online

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid